COOPERT itaúna
Foto: Divulgação/Assessoria Lohanna

Reunião com a deputada teve como objetivo dentificar as demandas urgentes para que não haja interrupção do trabalho de coleta e separação de resíduos

A deputada estadual Lohanna França (PV) anunciou a destinação de uma emenda no valor de R$ 600 mil para o orçamento de 2025, durante reunião com os catadores da Cooperativa de Reciclagem e Trabalho (COOPERT) e a coordenadora Madalena Duarte em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas. O encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (1º/10), no centro de separação de resíduos da COOPERT, em Itaúna, após um incêndio ter destruído o espaço na noite do último domingo (29/9).

A reunião teve como objetivo dentificar as demandas urgentes para que não haja interrupção do trabalho de coleta e separação de resíduos da COOPERT. Além disso, definir os próximos passos para a reconstrução. A deputada se comprometeu a auxiliar na mobilização de recursos. Também dialogou com secretários do governo de Minas Gerais para garantir uma resposta rápida à situação de emergência.

Houve uma reavalização da emenda de R$ 600 mil, que inicialmente seria destinada à compra de um caminhão de coleta de resíduos, em razão das novas necessidades da COOPERT após o incêndio. A cooperativa vai utilizar o valor para a reconstrução e compra de novos equipamentos, conforme as prioridades da cooperativa.

Como ajudar a COOPERT após o incêndio?

A COOPERT necessita urgentemente de uma esteira de separação de materiais, prensa, mesa de triagem, triturador, bags e duas tendas para reinstalar suas operações. Além disso, a cooperativa está recebendo doações de água potável, materiais de higiene pessoal, leite e cestas básicas para os trabalhadores afetados.

Você doar via chave Pix: 03154785000145 (CNPJ). Para entrega de materiais, o galpão temporário da COOPERT fica no bairro Universitário, na Rua Luzia Gonçalves Nogueira, nº 23, em Itaúna. Para mais informações, entre em contato pelo telefone (37) 3249-3523.