luighi atacante do palmeiras vítima de racismo
Foto: Reprodução/Conmebol

Clube promete buscar punição e Conmebol anuncia medidas disciplinares

O atacante, da Sociedade Esportiva Palmeiras, foi vítima de racismo por parte de um torcedor do Cerro Porteño durante a partida entre os dois times, realizada na última quinta-feira (6), no Paraguai, pela Taça Conmebol Libertadores Sub-20.

A equipe paulista venceu por 3 a 0, mas a vitória acabou ofuscada pela atitude lamentável da torcida adversária. Ao sair de campo para substituição, Luighi tornou-se alvo de gestos imitando macaco. Além disso, outro torcedor chegou a cuspir através do alambrado.

Desabafo de Luighi e cobrança de providências

Após a partida, visivelmente abalado, Luighi, então, se recusou a falar sobre o jogo. Em lágrimas, ele desabafou sobre o racismo sofrido. Além disso, cobrou uma postura mais firme da Conmebol.

“A Conmebol vai fazer o que sobre isso? O que fizeram comigo foi um crime”, afirmou o jogador, exigindo providências diante do ato criminoso.

Palmeiras repudia racismo e promete buscar punição

Em nota oficial divulgada nas redes sociais, o Palmeiras manifestou total apoio ao atleta e informou que tomará todas as medidas necessárias para que os responsáveis sejam punidos.

“É inadmissível que, mais uma vez, um clube brasileiro tenha de lamentar um ato criminoso de racismo ocorrido em jogos válidos por competições da Conmebol”, destacou o clube.

O Palmeiras reforçou ainda que “irá até as últimas instâncias para que todos os envolvidos em mais esse episódio repugnante de discriminação sejam devidamente punidos”. A nota completa frisou que “racismo é crime! E a impunidade é cúmplice dos covardes”.

Solidariedade de clubes e jogadores

Apoio ao jogador também veio de atletas do time profissional do Palmeiras, como Weverton e Marcos Rocha, que se manifestaram pelas redes sociais. Rivais históricos, Corinthians e São Paulo também postaram mensagens de solidariedade a Luighi, reforçando a união contra o racismo no futebol.

Conmebol promete medidas disciplinares após racismo contra Luighi

A Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, divulgou nota rejeitando qualquer ato de racismo ou discriminação. A organização afirmou que implementará medidas disciplinares apropriadas, mas ainda não detalhou quais serão as ações adotadas.

Com informações da Agência Brasil