Comunidades como Vaz, Cachoeirinha e Inhame foram afetadas pelas chuvas, o que deixaram estradas precárias para o transporte dos estudantes

Portal Centro-Oeste

A má condição de estradas da zona rural de Divinópolis deixou alunos sem aula nesta segunda-feira (05). A informação foi confirmada pelas escolas ao PORTAL. No primeiro dia de aula do ano letivo, muitos estudantes não puderam comparecer, pois os ônibus não conseguiram fazer o trajeto.

Uma das unidades afetadas foi a Escola Municipal Veneza Guimarães Oliveira, a mais próxima de Santo Antônio dos Campos, Ermida. Segundo a diretora Aline da Silva Oliveira, a escola conta com aproximadamente 400 estudantes, deles, 60% são residentes de comunidades rurais e precisam do transporte para irem às aulas. Até esta tarde, não havia sido contabilizado o número de alunos que faltaram por este motivo.

Ela contou ao PORTAL que os ônibus para a escola não conseguiu atender três regiões, sendo estas Vaz, Cachoerinha e Inhame.

Dois dos três ônibus que fazem serviços para a Escola Municipal Benjamin Constant, localizada no Buritis, também não conseguiram buscar os estudantes no primeiro dia de aula. Um atolou no trajeto, enquanto o outro foi orientado por motivos de segurança para não sair devido ao estado das estradas. Esta situação ocorre desde o ano passado.

A escola conta com aproximadamente 215 estudantes e a maioria faz uso do transporte.

Posicionamento da Prefeitura

Em nota encaminhada ao PORTAL a assessoria de comunicação da Prefeitura de Divinópolis disse que a Secretaria Municipal de Educação obteve conhecimento sobre as estradas rurais e já comunicou a Secretaria Municipal de Agronegócio para realizar a manutenção das vias. Segundo a administração, as atividades de reparos serão feitas o mais rápido possível para o transporte escolar chegar às localidades com um melhor acesso.

Foto de capa da Escola Municipal Veneza Guimarães Oliveira/Arquivo