Emanuela Souza

A recém-criada Associação Divi Down em Divinópolis, trata-se de um projeto que visa prestar serviços de assistência a jovens e crianças portadores da Síndrome de Down, incluindo essas pessoas no mercado de trabalho e na vida social, criando na população a consciência de que essas pessoas são completamente capazes de terem o controle de suas vidas.

A síndrome de Down é causada pela presença de três cromossomos 21 em todas ou na maior parte das células de um indivíduo. A síndrome causa atrasos do desenvolvimento e no intelecto do portador, mas isso não é um impedimento para que essas pessoas sejam auto-suficientes. Grande parte da população enxerga os enxerga como limitados e dependentes, sendo que essa não é a realidade da maioria dos portadores da síndrome. O projeto visa quebrar esse estereótipo trazendo a inclusão para esses jovens e crianças e garantindo que eles possam crescer com os mesmos direitos que qualquer outro indivíduo.

O projeto ainda está em seus primeiros passos. Patrícia Antônia de Jesus, uma das idealizadoras do projeto, explica que é um processo burocrático que necessita de fundos para ser executado, e por isso a realização de eventos beneficentes, ajudarão no progresso da proposta, além da colaboração de professores, psicólogos, fonoaudiólogos que abraçaram a causa.

A associação contará com a parceria de profissionais especializados para ajudar na integração desses jovens e crianças, através de oficinas, aulas e palestras. A novidade que Patrícia pretende levar à associação quando estiver em completo funcionamento é a equoterapia, um método terapêutico e educacional, que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento psicossocial de pessoas com deficiências ou necessidades especiais.

“A nossa intenção é crescer. Nós tentamos isso há 12 anos e não deu certo. Mas eu acho que dessa vez irá dar certo (…) outra coisa importante é: acolhimento. Esse é o ponto chave. Então nasceu com a síndrome, nós estaremos lá para acolher. Eu não tive isso e muitas mães também não tiveram, hoje nós queremos oferecer isso.” Afirma Patrícia.

Acima de tudo, a Divi Down trará acolhimento e aceitação, tanto para a vida do portador da síndrome quanto para a família, mostrar que eles não estão sozinhos e que a síndrome de down não é um impedimento para se ter uma vida longa e feliz.

A associação  fica localizada na Rua Ibiraci, 46 – Bairro Bom Pastor – Divinópolis – MG. Outras informações pelo telefone: (37) 99113-6454 / 98411-0939.