A Santa Casa de Formiga inaugura na próxima sexta-feira (08) 20 leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal – “Dr. Concéssio Batista da Costa” e a ampliação do Centro Cirúrgico – “Dr. Alberico Salazar Neto”. Foram investidos R$ 1,2 milhão na implantação que beneficiará 54 municípios, uma população estimada em 1,2 milhão de habitantes. Antes, a região contava apenas com seis leitos do Hospital São João de Deus, de Divinópolis.
A população contará com um médico plantonista – a cada 24 horas semanais – e um médico diarista – nos períodos da manhã e da tarde. A equipe contará, aproximadamente, com dez profissionais especializados, além de enfermeiros e técnicos de enfermagem. Os pacientes e familiares também contarão com uma equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, assistente social e psicóloga.
Demanda
Atualmente, o setor de Regulação de Saúde da Macro-oeste de Minas Gerais recebe, em média, cinco pedidos de vagas para UTI Neonatal por dia e oito a dez vagas para UTI Adulto. Antes do funcionamento dos leitos da UTI Neonatal, os pacientes eram encaminhados para as unidades de Divinópolis, Passos e Belo Horizonte.
A UTI Neo funcionará, oficialmente, a partir do dia primeiro de dezembro de 2013.
Centro Cirúrgico
Ao todo, o novo espaço do Centro Cirúrgico, de 182 m², abrigará mais cinco salas de cirurgias de pequeno, médio e
grande porte e uma sala ampliada para pós-cirúrgico, totalizando nove salas de procedimentos cirúrgicos no Hospital.
A ampliação teve início no final de 2010 e contou com o apoio do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Minas Gerais, por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde – Pro-Hosp, que investiu R$213.713 na obra.