A 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite (paralisia infantil), se encerrou no dia 31 de agosto e Divinópolis não atingiu o índice de cobertura vacinal proposto pelo Ministério da Saúde que é de 95%. Em Divinópolis foram vacinadas 83,66%, das 11.568 crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos previstas para campanha.

A poliomielite é uma doença grave, capaz de acarretar sequelas incapacitantes, podendo, em alguns casos, evoluir para o óbito. As complicações são mais comuns em crianças menores de 05 anos de idade.

O Setor de Imunização da Semusa enfatiza que a vacina é um direito da criança e cabe aos pais e responsáveis garantir o acesso à prevenção e saúde atendendo aos chamados dos serviços de saúde e levando a criança ao posto de vacinação sempre que for necessário, seja rotina ou campanha.

Àqueles que, por qualquer razão, não tenham participado da Campanha Nacional não levando sua criança para vacinar, fica o alerta para a importância de vacinar as crianças. Só assim será possível aumentar o índice de cobertura vacinal e proteger as crianças dos riscos da paralisia infantil.