Quase quatro anos após eleger prefeito e vereadores a população de Divinópolis se mostra insatisfeita com a atuação deles. Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira (27) pelo Instituto Censuk revela que mais de 90% dos divinopolitanos não confiam integralmente nos governantes e autoridades. Questionados sobre a confiabilidade, 50,2% avaliaram como “péssimo”. Isso também inclui deputados, senadores, governador e presidente.
Já 28,8% informou “ruim” e 12,6% “regular”. Apenas 7,2% da população deu sinais de confiar nos governantes e declarou “boa”. O “ótimo” ficou por conta de apenas 0,4% dos eleitores da cidade. Ao todo foram ouvidas 500 pessoas entre os dias 05 e 07 de abril. Para o levantamento foi considerado o eleitorado da cidade, hoje em 152.120.
Numa escola de 0 a 10, o nível de confiabilidade dos divinopolitanos, segundo a pesquisa é de 2,34.
Um dos fatores que pode estar contribuindo para essa queda na confiança é a corrupção e impunidade. 52,2% dos entrevistados avaliaram como péssima a punição e combate a corrupção na cidade, 31% como ruim, 9,4% regular, 6,2% boa e apenas 0,4% ótimo.
A pesquisa também abrangeu a avaliação da população em relação ao Combate e Prevenção às Drogas; Custo de Vida; Oportunidades de Trabalho; Coleta de Esgoto; Fornecimento de Água; Fornecimento de Energia; Conservação do Espaço Público; Internet; Aparência da Cidade; Disponibilidade de Ensino Técnico e Superior.
Apesar das constantes reclamações, a população avaliou como boa o fornecimento de água e a coleta de esgoto. Para 60,8 dos entrevistados o serviço de fornecimento é bom e 35,6% disseram ser boa a coleta do esgoto.
A insatisfação apareceu em itens como condições de trabalho, renda, prevenção e combate às drogas, custo de vida, conservação do espaço público e aparência da cidade.
O levantamento completo você confere clicando aqui.