Letícia Ferreira

 

Será realizada no dia 29 de setembro a partir das 9h no bairro Vale do Sol o “Café com prosa”, um projeto da ONG Lixo e Cidadania em parceria com a Casa de Cultura de Divinópolis. O projeto foi criado no começo deste ano e busca discutir informalmente assuntos importantes para a comunidade, principalmente temas que despertam nas pessoas o interesse e o respeito pelas cidades em que elas vivem, é o foco central dessa iniciativa. As ideias são expostas em um descontraído bate papo acompanhado por um café feito na hora e quitandas que cada um leva.

 

Nesta edição, o “Café com Prosa” traz uma novidade. De acordo com a presidente da ONG Lixo e Cidadania, Hélcia Veriato, desta vez, além do tradicional café coado na hora, será feito plantio de árvores, próximo ao terreno que a prefeitura doou para a ONG.

 

Qualquer pessoa pode participar do Café com Prosa, basta apenas comparecer a roda de bate-papo acompanhada de sua xícara e uma quitanda. Para esta edição leve também, sua muda de uma árvore. A ação visa promover a cultura do pertencimento e de amor ao lugar, possibilitando aos participantes conhecer a realidade sobre temas urbanos. É uma ação coletiva destinada a aproximar pessoas por meio da ocupação de um local determinado, em que os participantes possam ter contato com os assuntos discutidos em torno da mesa de café ao ar livre.

 

“Quando eu e minha vizinha pensamos em fazer esse café, foi no intuito de promover a amizade, o companheirismo entre os vizinhos, permitindo que os mesmos desenvolvam o sentimento de pertencimento ao lugar onde moram, desenvolvendo ações como plantio de arvores, estreitando compromissos sociais, conversando para que o estresse e o individualismo não se impregnem transformando-se em depressão ou outra doença do gênero”, conta Mônica Ramalho, uma das organizadoras do Café com Prosa..

 

O encontro marca o encerramento das atividades do dia do Voluntário realizadas em agosto e setembro. Para saber como participar desta edição do Café com Prosa basta enviar um e-mail para casadecullturadivinopolis@gmail.com ou pelo telefone 3222-6677.

 

O que é ser voluntário

 

A ação vai marcar o encerramento das atividades do Dia do Voluntário (Foto: Divulgação)

A ação vai marcar o encerramento das atividades do Dia do Voluntário (Foto: Divulgação)

 

Diversas empresas montam equipes de força tarefa para ajudarem em escolas, asilos e até mesmo famílias. O dia 29 de agosto é a data escolhida para comemorar este dia em todo o Brasil, onde diversas empresas realizam o Dia D.

 

Uma empresa realiza uma série de palestras sobre a metodologia 5S – sensos de limpeza, utilização ordenação, saúde e autodisciplina – à alunos, educadores e funcionários de instituições de ensino da região. O programa contribui para o melhor aproveitamento de materiais e espaços, redução de despesas e melhorias nas condições de segurança. Neste ano a escola beneficiada foi o Centro Municipal de Educação Infantil Miguel Rodrigues, localizado no bairro Lagoa dos Mandarins.

 

“Ser voluntário para muitos é uma questão de doar-se em prol de trazer o sorriso no rosto de alguém é esse sorriso que nos motiva a querer ajudar sempre mais pessoas”, ressalta Renato Ferreira dos Santos, voluntário há mais de cinco anos.