3 casos foram confirmados na cidade e um é investigado (Foto: Reprodução)

A vítima trabalhava no setor de limpeza urbana da prefeitura; Familiares alegam que foram encontrados carrapatos no corpo dela

 

A morte de uma mulher, de 40 anos, está sendo investigada pela Vigilância em Saúde, em Divinópolis. A vítima, que era funcionária do setor de limpeza urbana da Prefeitura, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Padre Roberto) na quinta-feira (13) e um dia depois, na sexta-feira (14), o quadro se agravou.

Familiares da vítima alegam que foram encontrados carrapatos no corpo da mesma e a suspeita do óbito, segundo eles, teria sido por febre maculosa. Amostras genéticas foram recolhidas e levadas para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte. Elas serão analisadas para concluir as investigações e constatar a causa da morte.

Casos

No início do mês de setembro, duas crianças, de dois e de dez anos de idade deram entrada para atendimento médico com sintomas da doença. Os pacientes são residentes dos bairros Candelária e Belvedere, respectivamente. Amostras de sangue foram recolhidas e enviadas para análise. Em agosto, uma criança, de oito anos, que é aluna da Escola Municipal Darcy Ribeiro, também foi internada com suspeitas da doença, mas já teve alta e foi liberada. O caso também está em investigação.

Em Divinópolis, três óbitos foram confirmados por febre maculosa. No dia 04 de agosto, um idoso, de 63 anos, faleceu após dar entrada no hospital com suspeitas de febre hemorrágica. Em julho, uma jovem, de 22 anos e um idoso, de 81 anos, também faleceram, com os mesmos sintomas. Nos três casos, as vítimas foram ao Parque da Ilha antes de serem hospitalizadas.

Interdições

Campos esportivos como o da Escolinha de Futebol do Flamengo de Divinópolis e o Estádio Waldemar Teixeira de Faria (Farião), estão interditados, por também estarem em local de risco. De acordo com a Vigilância em Saúde, os campos do Bom Sucesso e da Gecol também foram notificados para suspender as atividades.

O Parque da Ilha, que fica ao lado da Escola Darcy Ribeiro, também está interditado, desde o início de agosto. Alunos da escola estão, no momento, tendo aulas na Escola Estadual São Vicente, no bairro Niterói.

Ações

Em uma reunião realizada na última semana, Prefeitura e MP definiram que um grupo de ação formado pelas secretarias municipais fará um planejamento de ações de médio e longo prazo no município em relação a prevenção e ao controle populacional do carrapato estrela.