A maternidade do Hospital São João de Deus declarou “estado de urgência” na noite desta quarta-feira (29). Conforme comunicado assinado pelo diretor técnico, Renato Corgozinho, desde às 19h de ontem estão sendo atendidos apenas os casos considerados de risco. Serão atendidas apenas as gestantes com “risco eminente de vida, sua ou da criança”.
“As pacientes já internadas no setor seguem aos cuidados dos seus respectivos médicos assistentes até alta ou transferência. As pacientes que procurarem o hospital para atendimento obstétrico a partir de 01 de novembro deverão procurar outros serviços obstétricos da cidade ou região”, consta na nota que informa o fechamento total da maternidade a partido do próximo sábado.
Na nota, ele alega que a medida foi tomada por falta de condições técnicas mínimas, tendo em vista a ausência de plantonistas médicos obstetras no setor a partir do próximo sábado.
Fechamento
O caos na maternidade já dura há alguns meses. Várias ameaças de paralisação foram feitas pelos médicos. Uma delas se concretizou no mês passado. Foram quase 24 horas sem atendimentos. O principal motivo seria a falta de pagamento.
Hospital
Por meio de nota, a Assessoria de Comunicação do hospital informou que a maternidade do está atendendo normalmente às gestantes que necessitarem do serviço de obstetrícia da instituição e que uma nova escala de profissionais para o atendimento está sendo fechada.
“As pacientes internadas continuam recebendo toda a assistência necessária e àquelas que chegarem ao Hospital em trabalho de parto serão prontamente atendidas pela equipe. Não há nenhuma cesárea agendada para este final de semana na instituição”, informou.
Matéria atualizada às 15h41, desta quinta-feira (30), para acrescentar a nota do hospital.