Marlon Guimarães recebendo o prêmio (Foto: Divulgação)

Marlon Guimarães recebendo o prêmio (Foto: Divulgação)

O prefeito de Mateus Leme, Marlon Guimarães, representando os esforços da administração municipal para a ampliação e incentivo à instalação de micros e pequenas empresas do município, recebeu o Prêmio “Prefeito Empreendedor” Juscelino Kubitscheck 2014. Oito cidades mineiras foram destacadas pela premiação. O Prêmio teve 254 cidades inscritas e 105 projetos habilitados, todos eles analisados pela Fundação João Pinheiro (FJP) e auditados pelo Instituto Qualidade Minas (IQM). Trinta cidades chegaram à fase final da competição.

 

Já em sua oitava edição, o Prêmio, realizado a cada dois anos, visa reconhecer os prefeitos que mais estimulam o desenvolvimento das micro e pequenas empresas (MPE) em seus territórios. Entre os quesitos analisados incluem-se os que contribuíram efetivamente para a redução da burocracia, ampliação das compras públicas e formalização dos pequenos negócios. “Parceiras do Sebrae Minas, as prefeituras têm papel decisivo para o sucesso dos projetos que estimulam o empreendedorismo, a formalização de negócios e o crescimento dos territórios. Afinal, acreditamos que o progresso do país passa pelos municípios”, assinalou o diretor-superintendente do Sebrae Minas, Afonso Rocha.

 

Os trabalhos inscritos vieram de municípios distribuídos pelas oito regionais administrativas do Sebrae Minas (Centro, Jequitinhonha e Mucuri, Noroeste, Norte, Rio Doce, Sul, Triângulo e Zona da Mata). Além da premiação na categoria Melhor Projeto, que premia a iniciativa mais abrangente de estímulo aos pequenos negócios, serão concedidos, ainda, sete destaques temáticos: Lei Geral Implementada, Compras Governamentais, Desburocratização, Pequenos Negócios do Campo, Novos Projetos e Sustentabilidade.

 

 


 

 

MATEUS LEME – Prefeito: MARLON AURÉLIO GUIMARÃES

 

A prefeitura elaborou o “Programa Desenvolver Mateus Leme”, visando fomentar o comércio local. Assim, criou a cartilha Como vender ao Município de Mateus Leme, orientando os empresários locais a participar das licitações do município. Por fim, implantou um parque industrial, dividido em 20 áreas, de tamanhos diferenciados. Agora, está fazendo a doação a 20 empresas, 40% delas do segmento de Micros e Pequenas e Empresas.