Ferramenta analisa os níveis de risco de contaminação nos segmentos da sociedade, como comércio, indústria e lazer
A Prefeitura de Divinópolis apresentou, por meio de coletiva de imprensa online realizada na manhã desta sexta-feira (19), a Matriz de Estratégia de Mapeamento de Risco para enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (Sars-cov-2) no município.
A matriz, aprovada pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus na última quarta-feira (17), é uma ferramenta que analisa os níveis de risco de contaminação nos segmentos da sociedade, como comércio, indústria e lazer, auxiliando nas decisões do poder público quanto às medidas de isolamento social em Divinópolis.
O Secretário Municipal de Saúde, Amarildo de Sousa, afirma que a pandemia está em um período crucial e enfatiza que o isolamento social é a medida mais importante de prevenção: “Chegamos a três meses de isolamento social e a taxa de isolamento social está em 37% na última semana. Com a colaboração da população, as medidas de flexibilização serão ampliadas no futuro”, ressalta o Secretário.
Fatores de ameaça e vulnerabilidade
A matriz é composta por quatro fatores de ameaça e um fator de vulnerabilidade. Cada um desses fatores tem indicadores com pesos (pontos) que influenciam no resultado da matriz. Os fatores de ameaça são:
Coeficiente de Incidência da Microrregião de Divinópolis (CIM) é o número de casos confirmados acumulados de Covid-19 em Divinópolis e outros sete municípios vizinhos em relação ao Coeficiente de Incidência do Estado (CIE).
Taxa de Letalidade, que é a proporção entre o número de mortes por coronavírus e o número total de infectados.
O Índice de Isolamento Social, que registra a taxa de adesão da população pelo isolamento domiciliar.
Número de reprodução, que determina o potencial de disseminação da epidemia em um momento específico sob as medidas de controle em vigor.
O fator de vulnerabilidade é a Taxa de Ocupação de Leitos, que corresponde a capacidade dos hospitais em absorver a demanda de pacientes confirmados ou suspeitos de Covid-19. Os indicadores de risco são de acordo com o percentual de ocupação.
A Diretora em Vigilância em Saúde, Janice Soares, reforça sobre as avaliações da matriz: “Os indicadores são monitorados diariamente e os resultados são divulgados a cada 14 dias. Caso os indicadores apontam agravamento da situação, a avaliação será agilizada, a fim de não colapsar o sistema de saúde”, comenta.
Níveis de risco e medidas a serem tomadas
O médico infectologista, Gustavo Rocha, membro do comitê, explicou que há cinco níveis de risco que são determinados pelo resultado da matriz, que influencia as decisões da Prefeitura em relação às medidas de isolamento social na cidade.
O risco baixo prevê medidas como a proibição de eventos que proporcionam aglomerações e suspensão de aulas em escolas e universidades;
O risco moderado configura as medidas citadas anteriormente, além da suspensão de atividades esportivas com contato físico, proibição de consumo de bebidas alcóolicas em lanchonetes e pizzarias, e restrição de pessoas em eventos religiosos.
O risco alto prevê medidas como escalonamento de atividades comerciais e suspensão de várias atividades como shoppings, feiras livres, aulas particulares, atividades esportivas individuais, salões de beleza, estética e afins.
O risco muito alto determina a manutenção de apenas serviços essenciais. A avaliação da matriz passaria a ser semanal.
O risco extremo configura o bloqueio total (lockdown). Apenas os serviços extremamente essenciais com limite de acesso e permanência poderão funcionar, além do controle nos pontos de entrada e saída da cidade. Ainda segundo o médico Divinópolis atualmente está no nível moderado.
O procurador-geral do município, Bruno Torres, comenta sobre o processo de informação da matriz e de novas deliberações: “A matriz será disponibilizada no site da Prefeitura e repassada à imprensa local para divulgação de nosso planejamento. A cada decreto, será informado o nível de risco em que estamos, além de novas normas impostas conforme a matriz, para melhor entendimento da população. Lembrando que o descumprimento dessas diretrizes são passíveis de punição”, completa.