Ocupação na Escola Estadual Manoel Correa Filho. Foto: Reprodução/WhatsApp

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira, 1º de novembro, que o Enem 2016 será realizado normalmente no próximo final de semana, 5 e 6 de novembro, para 97,78% dos 8.627.195 inscritos em todo o país. Os 191.494 estudantes afetados pelas ocupações não serão prejudicados e farão novas provas nos dias 3 e 4 de dezembro. 

De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira (Inep), os inscritos afetados pelas ocupações serão avisados por meio de SMS, e-mail e divulgação no site. Será possível, ainda, acessar o aplicativo Enem 2016 ou se informar pelo 0800 616161.

A nova aplicação será em tempo hábil para a utilização dos resultados no SISU, Fies e Prouni. Do ponto de vista da prova, os novos itens serão equivalentes, de modo a garantir a isonomia do Enem.

Novos locais de prova – O Inep está preparando um plano logístico para garantir a segurança e tranquilidade da aplicação das provas no início de dezembro. Os novos locais de prova serão divulgados oportunamente.

A lista de locais de prova em que os inscritos terão o Enem adiado por causa das ocupações será divulgada até 18h.

Divinópolis

A Escola Estadual Manoel Correa Filho, localizada no Bairro Planalto permanece ocupada pelos alunos ainda nesta terça-feira (01). 

O presidente da União Estudantil de Divinópolis (UED) falou ao Portal ontem, que o estudantes estavam firmes em seu manifesto, pois preferiam “correr o risco, do que futuramente ter o acesso ao Ensino Superior reduzido”.

Porém uma parte dos estudantes são contrários a ocupação. O representante dessa parcela, João Victor Faria, de 17 anos, do 3° ano do Ensino Médio diz que estão tentando entrar em acordo com os manifestantes, porém são ignorados.

“Esperamos que façam uma nova assembleia com os alunos para voltarmos a ter aulas, pois estamos muito prejudicados pela minoria que não sabe os motivos desse movimento. Na escola a ocupação é feita por 5% do total dos alunos, que possui 3 turnos”.

A instituição de ensino é a única ocupada no momento em Divinópolis e poderá estar na lista de locais de prova em que os inscritos terão o Enem adiado.