O secretário municipal de saúde de Divinópolis, David Maia, juntamente com o secretário de Estado de Daúde, Fausto Pereira dos Santos, e da reitora da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Valéria Heloísa Kemp, esteve em Brasília participando de uma audiência com Newton Lima Neto, que responde pelo núcleo de administração dos hospitais universitários vinculado ao Ministério da Educação.
O encontro iniciou às primeiras conversas em torno da administração do Hospital Público Divino Espírito, que está sendo construído em Divinópolis no bairro Realengo. A proposta é que a unidade se transforme num hospital universitário gerido por este núcleo ligado ao Ministério de Educação (MEC). Hoje, em todo Brasil, existem 50 hospitais vinculados a 36 universidades federais que seguem este modelo de gestão.
De acordo com Maia, foram apresentados detalhes sobre o Hospital Público e sua relevância para a cidade e região. A expectativa é que esta reunião se desdobre num outro encontro, possivelmente ainda no mês de julho, em que o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), Newton Lima venha a Divinópolis conhecer a obra.
“Foi uma reunião muito boa. E temos, agora, a expectativa da vinda do Dr. Newton Lima Neto a Divinópolis para conhecer a obra e para conversamos mais um pouco. Este é um primeiro passo visando à aprovação junto ao MEC”, explica David Maia.
“Esta é uma bandeira que é defendida tanto pelo prefeito Vladimir Azevedo como pela reitora da UFSJ, Valéria Heloísa Kemp e nós esperamos destravar esta pauta visando à inauguração do HP Divino Espírito Santo”, pontua o secretário de saúde.
Para diretor da UFSJ/Campus Centro Oeste, Eduardo Sergio da Silva, a entrada da universidade no HP Divino Espírito Santo será um marco para a saúde da região.
“Com a nossa estrutura, corpo de profissionais e residentes teremos muito que somar dentro deste processo”, diz.
Obras
As obras do Hospital Público Divino Espírito Santo estão cerca de 80% concluídas. Os recursos vêm do Governo Estadual e em contrapartida a Prefeitura de Divinópolis doou um terreno de aproximadamente 36.000m² onde esta unidade de saúde está sendo construída no bairro Realengo. Entre outros serviços o Hospital Público contará blocos cirúrgicos e Unidade de Terapia Intensiva.