A Vigilância Sanitária interditou as Obras Sociais São Vicente de Paulo, também conhecida como Vila Vicentina. Os detalhes da intervenção foram divulgados nesta segunda-feira (18/4) pela prefeitura.
Várias irregularidades foram constatadas no dia 12 de abril, dentre elas, número inferior de funcionários como técnicos, cuidadores e enfermeiros. Medicamentos vencidos. Fraldas armazenadas de forma incorreta. Limpeza e higienização foram dos padrões.
No dia 13 de abril, a vice-prefeita e secretária de Governo, Janete Aparecida, convocou uma reunião com a Vigilância Sanitária, representantes do Conselho do Idoso e da Saúde, Comissão de Saúde e do Idoso da Câmara Municipal, Assistência Social, Representantes da Instituição São Vicente de Paulo entre outros.
“Na oportunidade, foi apresentada e discutida a situação para, de forma conjunta, tentarem encontrar uma solução e sanar as irregularidades sanitárias encontradas após a vistoria realizada pela Vigilância Sanitária. As medidas a serem tomadas estão sendo discutidas e serão resolvidas dentro da legalidade”, informa em nota.
Todo o histórico e procedimento está sendo acompanhado pelo Ministério Público. “O município não medirá esforços para garantir o bem estar dos idosos da cidade, seja em clínicas particulares ou instituições filantrópicas”, finaliza.
Com a interdição, a instituição está proibida de receber novos idosos até a regularização.
A Vila Vicentina informou em nota que realizadou a “reestruturação interna e substituiu da coordenação e responsabilidade técnica da entidade”. Disse também que está dialogando com os setores da administração municipal para a desinterdição. Veja a nota na íntegra:
“A diretoria da “Obras Assistenciais São Vicente de Paulo – SSVP”, comumente conhecida como “Vila Vicentina”, vem a público manifestar que após a reunião ocorrida na Prefeitura Municipal de Divinópolis, no dia 13.04.2022, promoveu a reestruturação interna e a substituição da coordenação e responsabilidade técnica da entidade, sendo que está dialogando com os setores da Administração Municipal, para que juntos possam encontrar meios para regularizar todas as questões indicadas pela Vigilância Sanitária.”
Atualização (19/04 – 9h20): Ao contrário do citado pelo Portal Gerais, a instituição interditada é conhecida apenas como Vila Vicentina e não Lar dos Idosos.