Médico divinopolitano é flagrado abusando de paciente em Santa Luzia
Jânio já atuou em unidades de saúde em Divinópolis. | Foto: Montagem

Conforme a polícia, o médico fez vítimas de crimes sexuais em pelo menos quatro cidades do Centro-Oeste, incluindo Divinópolis

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) procura pelo médico Jânio Candido Rosa Junior, de 37 anos, flagrado abusando de um paciente de 22 anos em uma unidade de saúde em Santa Luzia/MG, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O médico, flagrado abusando sexualmente de um homem de 22 anos por uma servidora, foi preso em Divinópolis em 2023 por crimes sexuais contra pelo menos quatro vítimas de cidades do Centro-Oeste do estado.

Após o ocorrido, Jânio fugiu do local, não sendo encontrado até o momento. Conforme a nota da PCMG, o caso segue sendo investigado.

“A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informa que investiga o fato ocorrido na noite de sexta-feira (12/4), em uma unidade hospitalar de Santa Luzia. A PCMG esclarece que as forças de segurança estão empenhadas em localizar o suspeito”.

De acordo com informações, um jovem chegou a Unidade de Ponto Atendimento se queixando de dores na perna por volta das 13h. Às 16 horas o médico atendeu o paciente e fechou a porta. Durante o exame, então, ele apalpou pernas, virilha e abdômen do paciente. Após isso, solicitou que o homem abaixasse suas calças, dizendo que passaria uma pomada no local e assim começou a masturbá-lo.

Com a demora, a servidora da saúde olhou por debaixo da porta o que estava ocorrendo e flagrou o ato. Questionado, ele relatou que o procedimento era “normal” e em seguida abandonou o local, não sendo mais encontrado.

Em nota, a Prefeitura de Santa Luzia repudiou o ocorrido e informou que “que todas as medidas administrativas e judiciais estão, e continuarão, sendo tomadas em relação à referida empresa contratada e ao possível autor do ato, visando, assim, que episódios desta natureza não se repitam”.

“O possível agressor não mantém vínculo profissional direto com a Administração Pública Municipal e sim com empresa legalmente contratada para a prestação de serviços médicos à população. Sendo que a contratada já foi provocada na perspectiva de prestar esclarecimentos imediatos acerca da contratação dos funcionários, bem como de detalhar sobre o controle e fiscalização das condições de habilitação profissional dos mesmos”.

Prefeitura de Santa Luzia em Nota à Imprensa

Outros casos

O suspeito também é acusado de uma série de casos de abusos sexuais na região Centro-Oeste de Minas. Jânio seria o autor de crimes de importunação sexual em cidades como Divinópolis, São Sebastião do Oeste, Cláudio e Nova Serrana. Além disso, em 30 de janeiro deste ano, houve um novo mandato pelo mesmo tipo de crime em desfavor do médico.

Em 2023, o delegado responsável pela ação, Diógenes Caldas, disse que as investigações tiveram início em maio e a prisão preventiva ocorreu em outubro. Entretanto, o médico foi solto.

“A partir da denúncia de uma paciente atendida por ele em um hospital público em Nova Serrana, iniciamos os levantamentos e identificamos outras quatro vítimas das cidades de Cláudio, São Sebastião do Oeste e Divinópolis. De posse dessas informações, representamos pelos mandados judiciais cumpridos nesta manhã, no bairro Niterói, em Divinópolis”, explicou Diógenes, à época do ocorrido.