A Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente avança para colocar em execução o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos. No próximo dia 27 de fevereiro será realizada no auditório da Fiemg, às 10 horas, a audiência pública.
Após a apresentação do programa, o próximo passo é lançar o edital para selecionar a empresa responsável pela execução do plano em Divinópolis, por meio de uma parceria público-privada. A previsão é de que os trabalhos sejam iniciados no segundo semestre deste ano.
Segundo o secretário municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Willian Araújo, a empresa escolhida deve seguir as diretrizes traçadas pelo plano.
“Nós realizamos o diagnóstico da cidade, e, como deve ser trabalhado esse tratamento em Divinópolis, a empresa escolhida será responsável por executar as ações de acordo com o que está definido em nossa cartilha”, declara.
Há cerca de um ano, estudos vêm sendo realizados na cidade para elaboração do plano. Foram analisados os trabalhos de reciclagem que já acontecem, como é feita a coleta e destinação final do lixo, e a quantidade de resíduos que são depositados no aterro, girando em torno de 250 toneladas de materiais. Segundo o secretário, desse número, cerca de 70% dos materiais podem ser reciclados.
“É importante ressaltar que, quanto maior for a quantidade de lixo reciclado, maior será a vida útil do aterro”, acrescenta Willian Araújo.
Plano
Com o plano, Divinópolis contará com um novo aterro sanitário, maior número de caminhões para realizar a coleta seletiva nos bairros, além de mais cestas coloridas para dispensa correta dos recicláveis. Será cobrada também das empresas a destinação final de pneus, lâmpadas, baterias e dejetos que, muitas vezes, a população não sabe como fazer a destinação final, já que a lei federal 14.973/09, que prevê que todo gerador de resíduos, deve providenciar a coleta e destinação final adequada para o próprio lixo.