Foto: Divulgação

Washington Alex dos Santos

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Quem ocupa hoje uma posição de liderança, independente do segmento ou do tamanho da organização, tende a enfrentar desafios cada vez mais complexos, por conta das rápidas mudanças no cenário de negócios.

Na área de TI, especificamente, os gestores convivem hoje com uma necessidade de conciliar uma visão do que há de mais importante em termos de soluções e serviços com uma postura orientada a resultados. Deve assumir uma postura e um discurso totalmente orientados aos negócios.

Listamos 10 pontos primordiais para que os gestores tenham sucesso:

1. Faça reuniões com seus clientes com mais frequência. Admita, você não ouve o cliente tanto quanto deve. Pegue sua agenda e reserve mais tempo para isso, faz toda diferença.

2. Saiba falar de marketing. Uma das melhores maneiras de compreender os clientes é saber como os profissionais de marketing recorrem a eles.

3. Encontre tempo para blogar e tuitar. São as formas mais eficazes de tornar a conversa com funcionários, clientes e parceiros, mais autêntica. Você vai se surpreender com o que você vai aprender (e com o que você tem para oferecer).

4. Entregue no prazo e no orçamento, mas especialmente, entregue mais valor. O valor de negócios de TI é prioridade número um agora. 

5. Pense além do oceano azul. Os CIOs (diretores) que não se esforçarem por compreender melhor esse fenômeno e empreender seus melhores esforços em aproveitá-los perderá credibilidade e relevância.

6. Equilibre inovação e execução. Eles são os pilares da liderança e habilidades gerenciais.

7. Mantenha a mente aberta sobre as tecnologias emergentes. Novos produtos e fornecedores podem surpreendê-lo. Quando digo isso estou pensando no Windows 8, nos desktops virtuais, nas tecnologias de comunicações unificadas, na consumerização, e assim por diante.

8. Transforme a “TI”. Concentre-se em compreender a informação mais do que em tecnologia. Sua influência e experiência farão a empresa crescer.

9. Mexa-se. Tente se concentrar em ampliar a receita, sua liderança, seu crescimento organizacional, bem como seu crescimento profissional e pessoal.

10. Pare de se preocupar sobre o que você não pode controlar. Você não pode controlar a economia, mas pode controlar sua capacidade de inovar, executar e gerar resultados surpreendentes. 
 

Fonte: Mercado Competitivo