A Gerdau e a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promovem, no dia 14 de novembro, às 19h, a formatura da 8ª edição do programa Mesa Educadora, em Divinópolis (MG). Cerca de 50 participantes receberão o certificado durante a cerimônia de encerramento, que será realizada no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).
Neste ano, foram contemplados cerca de mil alunos dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) Victor Hugo Lopes, Nossa Senhora das Graças, Maria da Conceição Fernandes e Santa Luiza, as Escolas Municipais São José, Emílio Ribas, José Carlos Pereira, Antonieta Fonseca e João Epiphânio Pereira, e o Centro Técnico Pedagógico (Cetepe). Desde a primeira edição, cerca de 8 mil estudantes já foram beneficiados e mais de 800 educadores capacitados, de 50 instituições de ensino infantil públicas, comunitárias ou filantrópicas de Divinópolis.
De acordo com a coordenadora técnica do programa, Angelita Antônia Santos Oliveira, a proposta da iniciativa é vincular a teoria à prática por meio da mudança de atitude.
“O resultado é uma melhoria na qualidade da educação infantil. Por meio de diversas temáticas voltadas para formação pessoal, profissional e institucional, o Mesa Educadora provoca uma mudança de postura e de olhar entre os professores”, afirma.
A Mesa Educadora é um espaço de vivências e de aprendizagem permanentes para professores e funcionários de instituições de educação infantil que atendem crianças de zero a seis anos. A dinâmica dos encontros funciona como uma sala de aula de ensino infantil, dividida em diferentes sessões temáticas – faz-de-conta, teatro, artes, cantinho do bebê, jogos e contação de histórias. Os encontros quinzenais reúnem profissionais diversos das instituições inscritas, o que propicia trocas de experiências entre os profissionais. O grande objetivo programa é aprimorar a qualidade da educação na primeira infância.