Redação
Com o tema “Minha cidade lê o lugar onde eu vivo: modos de ser, aprender, fazer e conviver” o projeto “Minha Cidade Lê” abre novembro com uma programação extensão. Nos dias 05 e 06 deste mês haverá apresentações de peças teatrais e danças. A mostra cultural será no Teatro Municipal Usina Gravatá, de 15 às 21h.
O “Minha Cidade Lê” foi criado em 2010, está na sua 4ª edição, tendo como meta, contribuir para o aumento dos índices de aprendizagem dos 16 mil estudantes da educação infantil e do ensino fundamental que participam desta edição, além de possibilitar aos profissionais da educação o desenvolvimento de habilidades cognitivas, afetivas e sociais que visam formar leitores.
Entre outros objetivos, o projeto viabiliza o acesso ao diversificado acervo literário que atende a Educação Infantil, Ensino Fundamental e EJA – Educação de Jovens e Adultos, incentivando também o hábito de leitura compartilhada com pais, parentes, amigos fora da sala de aula, ultrapassando os muros das unidades escolares. Nesse sentido, a Semed, encaminha livros literários às unidades escolares da rede municipal de ensino.
Em suas edições anteriores da mostra cultural teve como temas: em 2010 Minha Cidade Lê, em 2011 “Minha Cidade Lê: formando cidadãos leitores e produtores de texto” e em 2012 “Minha Cidade Lê: Minha Cidade Lê o Centenário de Divinópolis”.
Confira a programação para o evento:
Dia 05
Às 15h – Abertura oficial do evento.
A partir das 15h20, terá início as apresentações escolares. O Cmei Isaura Ferreira fará apresentação Teatral Catira, o Cmei José Maria Santos apresentará a peça “O conto do bolinho” e a E. M. Benjamin Constant apresenta a peça infantil “Bom dia todas as cores”. A E.M. São José fará duas apresentações, os alunos da educação infantil apresentarão a dança “Super-Água em Ação. É melhor fechar a torneira” e os alunos do ensino fundamental apresentarão uma homenagem às danças regionais, com a apresentação “Minha Cidade Lê: As diferenças Regionais e Culturais do Brasil”.
Às 17h terá inicio o segundo bloco de apresentações. O Cmei Miguel Rodrigues Filho apresentará o espetáculo de dança “Água” e a E.M. Professor Paulo Freire apresenta a dança: “Oras Bolas”. Em seguida terá uma pausa nas apresentações e Paulo Tatit fará uma apresentação musical com o grupo Palavra Cantada. Logo depois a E.M. Professora Maria de Lourdes Teixeira apresenta a peça “As borboletas”, logo depois a E.M. Professor Paulo Freire fará uma apresentação da música Brincadeira de Criança e para encerrar este bloco, a E.M. Hermínia Corgozinho apresentará a peça teatral “Yes, nos falamos English”.
Às 18h teremos a apresentação da E.M. Dona Maria Rosa que traz a peça “Medéia” e o Cmei Isauro Silva apresenta a dança “Ora Bolas”. Em seguida terá uma pausa nas apresentações e Paulo Tatit fará uma apresentação musical com o grupo Palavra Cantada. Para retomar a E.M. Dona Maria Rosa apresenta a peça a “Descoberta da Joaninha” e a turma do Centro Técnico Pedagógico (Cetepe) apresenta a dança “Maculelê, Rei da Valentia”.
A partir das 19h30 a E.M. Padre Guarita com as turmas do 1º ao 5º ano apresenta o Sarau de Poesia, em seguida, a E.M. Maria Fonseca Peçanha realiza a peça teatral “Retalhos de Memórias”. Logo após, os alunos do 6º ano da Escola Padre Guarita apresentam um outra versão da peça Catira, e encerrando a noite, os alunos da E.M. Otávio Olímpio de Oliveira trazem o Recital de Poesia.
Dia 06
Início das apresentações às 15h.
Apresentam-se neste dia, a E. M. Maria Valinhas Ramos que faz uma referência as festas de reinado e apresenta uma dança com as coreografias típicas da festa e a E.M. Joaquim Rodrigues apresenta a lenda de folclore “Bumba meu Boi”. O CMEI Rafael Nunes apresenta a música Quintal de Bia Bedram e em seguida, traz a poesia “Caixa Mágica de surpresa” de Elias José. O Cmei Vicente Amador realiza a peça teatral “Tempo de ser feliz” com participação da cantora gospel Jamily, a E.M. Evelina Greco apresenta as músicas: “Eu te amo meu Brasil”, “Frevo”, “Siriri”, “Bate forte meu tambor”, “Bate o pé”, “Samba-filme o Rio” e “Meu Brasil Brasileiro”.
Às 17h, o Cmei Oficina da Criança apresenta a dança ”A Escola do grupo”, em seguida, dá-se uma pausa nas apresentações e Paulo Tatit se apresenta com o grupo Palavra Cantada. Logo depois o CMEI Joaquim Amorim realiza a encenação do livro “Qual é a cor do Amor”?” de Linda Steachan. Participam também, o Cmei Anália Nogueira Silva que fará a encenação do livro:”A Arca de ninguém” de Mariana Caltabiana, o Cmei São Tarcísio fará uma apresentação da musica “Aquarela” de Toquinho e a E.M. Padre João Bruno apresenta a peça teatral “No sítio do Pica Pau Amarelo”.
Para dar início as apresentações do terceiro bloco, o Cmei Candidés fará uma apresentação da música “Para poder crescer”, a E.M. José Quintino Lopes apresenta música com o coral de Rubinho do Vale, a E. M. Odilon Santiago realiza a peça teatral “Caixa de Brinquedo” e finaliza o bloco com um Sarau de Poesias.
Para encerrar as apresentações do “Minha Cidade Lê”, às 19h35 a E.M. Herbert de Souza canta a música ”Chuva de flores” de Gê Lara, a E.M. Antonieta Fonseca, apresenta o número circense “O caveirão, ou O apito, ou O lixeiro”, a E.M. Professor Bahia traz um teatro com fantoches e para encerrar, realizam apresentação da música “Ararúma” através de coral.