Estão abertas desde a última sexta-feira (26), as Inscrições para o primeiro Concurso de Estágio/2017 do Ministério Público do Trabalho (MPT) em Minas Gerais. As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas até o dia 11 de junho, no site da Regional, clicando em Informe-se > Concursos e Seleções > Estagiários e acessando o Edital. A data prevista para aplicação das provas é 25 de junho de 2017.

Em Belo Horizonte, o concurso é destinado ao preenchimento imediato de 17 vagas na área de Direito e à formação de cadastro de reserva nas áreas de Administração/Gestão Pública, Biblioteconomia, Tecnologia da Informação, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia e Jornalismo/Relações Públicas. Para Divinópolis, são três vagas para preenchimento imediato e maiores informações podem ser obtidas na regional do MPT, à Rua Coronel João Notini, 1.044 – Bairro Sidil, que funciona de 9h às 17h. Informações também podem ser obtidas pelo telefone (37) 3214-2048.

Além de Belo Horizonte e Divinópolis, também destina-se ao preenchimento imediato de vagas e à formação de cadastro de reserva de estagiários de Direito nas unidades de Coronel Fabriciano, Divinópolis, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Patos de Minas, Pouso Alegre, Teófilo Otoni, Uberlândia e Varginha. Uberlândia também fará seleção de alunos do curso de Engenharia, para formação de cadastro de reserva. O quadro de vagas está detalhado no item 1.1 do edital.

MPF

Também encontram-se abertas inscrições para a seleção pública de estagiários do Ministério Público Federal (MPF). Estudantes do curso de Direito poderão inscrever-se em 18 municípios do estado: Belo Horizonte, Divinópolis, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Paracatu, Passos, Patos de Minas, Pouso Alegre, São João del-Rei, Sete Lagoas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa. Para a Procuradoria da República o prazo para as inscrições termina nesta terça-feira (30).

Os estagiários do MPF cumprem carga horária de quatro horas diárias e recebem bolsa de R$ 850,00, mais auxílio-transporte no valor de R$ 7,00 por dia trabalhado. Os estagiários também têm direito a 30 dias de férias para cada ano contratado, sem prejuízo da bolsa.

O concurso também prevê reserva de 10% das vagas às pessoas com deficiência e de 10% pelo Sistema de Cotas para Minorias Étnico-Raciais.