Ação tem o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes na região

Portal Centro-Oeste

Nesta sexta-feira (17), está sendo deflagrada, em fase ostensiva, a Operação Velha Serrana. Chefiada pelo Ministério Público com o apoio da Polícia Militar (PM), a ação tem o objetivo de desarticular uma quadrilha envolvida com o tráfico de drogas e outros crimes na região Centro-Oeste, nas cidades de Pitangui, Leandro Ferreira e Conceição do Pará.

Origem e trabalhos

Iniciada em 09 de maio deste ano, a operação foi batizada como “Velha Serrana”, em referência a um dos primeiros nomes dados às terras de Pitangui, situada na encosta da Serra da Cruz do Monte, um dos pontos mais altos da região, cidade que, a princípio, seria utilizada como base da quadrilha investigada.

Durante os trabalhos direcionados pelo Ministerio Público de Pitangui, foram realizadas inúmeras diligências, com o objetivo de identificar os envolvidos, os endereços deles e a forma de atuação da quadrilha, ficando constatado que se tratava de uma “organização criminosa” muito mais complexa do que se imaginava, com ramificações além das fronteiras da cidade de Pitangui, sendo reconhecidos braços da “associação criminosa” nas cidades de Conceição do Pará, Leandro Ferreira, na Região Metropolitana de Belo Horizonte e Norte de Minas Gerais.

Buscas

A ação conjunta entre Ministério Público e PM, dará cumprimento a 23 mandados de busca e apreensão e 16 mandados de prisão, possivelmente colocando fim a atuação do “consórcio criminoso” que movimentava grande quantidade de entorpecentes no estado.

Para a operação, serão empregados todos meios disponíveis, logísticos e de pessoal, com o apoio irrestrito do Comando da 7ª Região e da 7ª Cia da PM, que empenhará as equipes do Grupo Especializado em Recobrimento (GER) e a equipe Rondas Ostensivas com Cães (ROCCA). Haverá ainda o apoio de uma aeronave do Comando de Aviação do Estado (COMAVE) da Polícia Militar.