Marcelo Marreco foi ouvido pelo promotor Gilberto Osório
Amanda Quintiliano
O promotor Gilberto Osório instaurou procedimento investigatório para averiguar os áudios que vazaram esta semana com suposta negociação de cargos na Prefeitura de Divinópolis. As gravações apontam a participação do prefeito, Galileu Machado (MDB), do editor do blog “Divinews”, Geraldo Passos. Elas foram feitas pelo ex-aliado do emedebista, Marcelo Máximo, conhecido como Marreco.
Marreco foi ouvido na tarde desta sexta-feira (27) pelo promotor. Ele deixou o Ministério Público e foi direto para a Polícia Civil onde também seria ouvido.
O procedimento deverá apurar se houve prática de improbidade administrativa. Ao PORTAL, a secretária do promotor disse que ele não irá se pronunciar sobre o assunto pois as investigações correm em segredo de justiça.
Membros da Associação dos Advogados do Centro-Oeste (AACO) também estão acompanhando o caso. Hoje, logo após o denunciante ter sido ouvido por Osório, eles foram recebidos na promotoria. A associação está estudando qual medida judicial irá adotar.
O caso
Em um dos supostos áudios, gravado entre Marreco e o prefeito em fevereiro deste ano, eles falam sobre o cargo. Inicialmente, Galileu menciona uma mudança no organograma e por fim cita a nomeação para uma função de coordenadoria.
“Vou fazer aqui, aqui o organograma e vou ver aqui onde pode colocar “ocê””, diz supostamente Galileu no áudio.
Em seguida Marreco diz:
“Pode colocar na construção civil. Tudo que você pensar sobre construção civil, eu faço, uai. Acabamento e tudo”.
Galileu então completa:
“Sei… mas tive uma ideia de você ficar na coordenadoria, um trem assim, sabe como é que é? Trabalhar não”.
Marreco, então afirma:
“No que você pensar, eu sei fazer”.
Veja a posição da prefeitura aqui.
Divinews
Outros áudios foram gravados pelo denunciante, porém, supostamente com o proprietário do blog, Divinews. O jornalista aparece tentando, em um áudio de quase 7 minutos, dissuadi-lo de fazer denúncias contra o prefeito. Segundo Marreco, a ligação ocorreu na segunda-feira (23), um dia após utilizar a Tribuna Livre.
“Agora você tem que ter cabeça. O que importa é a sua subsistência. Porque na hora H, eu já vivi isso na pele, você sabe disso, os xiitas não aparecem, um exemplo é o Teodoro, não aparecem para dar retorno, te ajudar não […] Aí eu falei assim oh: o Marcelo vai arrasar com vocês, se vocês não derem um jeito. Sabe o que eles fizeram: arrumaram uma nomeação e está com o decreto para você […]”, disse Passos na gravação.
Veja a posição completa de Geraldo Passos aqui.
CPI
O vereador Edson Sousa (MDB) com outros seis parlamentares protocolaram, nesta quinta-feira (26) o pedido de instauração da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O documento deverá ser lido na próxima quinta-feira (03).
Assinaram: Roger Viegas (PROS), Janete (PSD), Cleitinho (PPS), Sargento Elton (PEN) e Eduardo Print Jr. (SD).