O deputado criticou o fim das tarifas antidumping cobradas sobre a importação de leite; O imposto tinha o objetivo de proteger os produtos nacionais
O governo anulou nesta semana tarifas antidumping cobradas sobre a importação de leite em pó, integral e desnatado da União Europeia e da Nova Zelândia. A medida foi criticada pelo deputado federal, Domingos Sávio (PSDB). Se declarando a favor do governo Bolsonaro, afirmou que é necessário destacar os errados.
Sávio disse o ministério da Economia, Paulo Guedes e a equipe dele cometeram um erro ao anular as tarifas.
As taxas, de 14,8% e 3,8%, respectivamente, eram cobradas desde 2001 e tinham o objetivo de proteger os produtores nacionais, garantindo preços estáveis no mercado interno.
A suspensão foi feita por meio de circular do Ministério da Economia, publicada no Diário Oficial da União na última quarta-feira (6).
Em nota, a Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) classificou a decisão como “absurda”. A entidade alega que o leite europeu é “altamente subsidiado” e que sua entrada no Brasil “vai impactar duramente o preço do leite nacional, que já sofre com preços baixos”.
Veja o que diz o deputado federal: