O ministro da Saúde, Ricardo Barros (PP/PR) acertou em Brasília, durante encontro com o deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG), sua vinda a Divinópolis para tratar das principais demandas da área de saúde da cidade e região centro-oeste. Em agenda acertada para a última semana de julho (dia 26 ou 27), o ministro irá participar da inauguração do 2º acelerador linear do Hospital do Câncer / Acccom (Associação de Combate ao Câncer Centro Oeste Minas), visitar o Hospital São João de Deus (HSJD), as obras do Hospital Público Regional e participar de um encontro com lideranças da área de saúde de toda a região.
Para Jaime Martins a vinda do ministro é importante e representa a oportunidade de debater de maneira firme, junto ao Governo Federal, a solução de diversos problemas das cidades da região.
“Iremos tratar também do Hospital Microrregional de Nova Serrana, Hospital São Carlos em Lagoa Da Prata, Hospital Manoel Gonçalves em Itaúna, Santas Casas de Formiga, Santo Antônio Do Monte, Bom Despacho, Oliveira, Pitangui, Arcos, dentre outros polos regionais de saúde”, afirmou Martins.
O deputado ainda reconheceu as dificuldades enfrentadas na área de saúde na região.
“Saúde é prioridade em nosso mandato parlamentar, precisamos fortalecer o diálogo com o ministério da Saúde e fazer a promoção de investimentos e enfrentamento destas dificuldades. A vinda do ministro é a oportunidade de afinarmos esse discurso com as autoridades regionais e garantir as melhorias que tanto precisamos”, declarou o parlamentar, informando ainda que fará a divulgação da agenda oficial, com horários e compromissos, nos próximos dias.
Acelerador Linear está apto a funcionar
Após um longo período parado, aguardando licenças de uso e operação, o 2º acelerador linear, equipamento utilizado no atendimento de radioterapia do Hospital do Câncer em Divinópolis, está apto funcionar. O equipamento foi vistoriado por técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) e recebeu o laudo de autorização de funcionamento na última semana (4).
O aparelho, que irá dobrar a capacidade de atendimentos na unidade de saúde foi viabilizado com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Jaiminho Martins (PSD/MG) no valor de R$ 1,8 milhão.
Atualmente são realizados cerca de 100 atendimentos por dia no setor de radioterapia. São paciente de Divinópolis e outros 54 municípios.