O ministro esteve nesta quarta-feira (29) em Divinópolis (Foto: Divulgação/PMD)

O Prefeito de Divinópolis, Vladimir Azevedo solicitou a autorização do Ministro das Cidades, Bruno Araújo para desmembrar o processo licitatório da segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O pedido é para agilizar e beneficiar os bairros Grajaú, São Simão, Terra Azul, Costa Azul, Nova Fortaleza I e II, Jardim Candidés, Jardinópolis, Jardim Real e Floresta.

O objetivo do município é adiantar o processo de infraestrutura dos bairros separando a obra de saneamento básico daquela de pavimentação asfáltica.  Para asfaltamento nos bairros Grajaú, São Simão, Terra Azul e Costa Azul, por exemplo, a empresa já foi conhecida e poderá atuar para pavimentar; no entanto, é necessário esperar o processo licitatório da execução de rede de esgoto em outros bairros terminar no próximo mês.

“Fazemos apelo ao Ministro das Cidades e à Caixa Econômica Federal. Temos duas frentes de trabalho e queremos pedir autorização, porque já temos licitado, separar as frentes de serviço de asfaltamento no Terra Azul, no Costa Azul, no São Simão e no Grajaú, que são bairros importantes para ser beneficiados.  Com a autorização, daremos a ordem de serviço para a obra começar”, destacou o prefeito.

O Ministro das Cidades afirmou que analisa o pedido do prefeito para agilizar o processo licitatório.

“Em relação ao pedido do prefeito, discutiremos com os técnicos da Caixa Econômica Federal e com a Secretaria de Saneamento, e, se tecnicamente for possível, estará autorizado. Temos de cumprir o que tecnicamente nos protege a todos e vamos sentar-nos para conversar”, ressaltou.

2ª etapa do PAC

O ministro esteve nesta quarta-feira (29) em Divinópolis (Foto: Divulgação/PMD)

O ministro esteve nesta quarta-feira (29) em Divinópolis (Foto: Divulgação/PMD)

De acordo com relatório do PAC elaborado pela Usina de Projetos, sistema de drenagem de água pluvial e pavimentação asfáltica serão executados nos bairros Grajaú, São Simão e Terra Azul. O projeto prevê complementação com drenagem nos bairros Jardinópolis e Jardim Candidés. Interceptores de esgoto sanitário serão implantados no Córrego do Bagaço para viabilizar as redes coletoras dos bairros Nova Fortaleza I e II.

A rede coletora do bairro Grajaú também será viabilizada com os interceptores de esgoto do Córrego Vila Romana. Ainda conforme a proposta, interceptores de esgoto sanitário serão instalados no Córrego do Moinho, no Limeira e no Jardinópolis para viabilizar o lançamento das redes coletoras dos bairros Floresta e Jardinópolis. O programa ainda prevê complemento da estação de tratamento de esgoto no bairro Jardim Real.