“Não será suspenso de jeito nenhum”, afirmou Milton Ribeiro em visita a Divinópolis

Em visita a Divinópolis, o ministro da Educação Milton Ribeiro garantiu, nesta quinta-feira (18/11), a realização do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). As provas estão marcadas para os dias 21 e 28 de novembro.

“Não será suspenso de jeito nenhum. As questões fazem parte de um grupo de questões que estão preparadas desde 3, 4 anos”, garantiu dizendo que as provas estão impressas há mais de 3 meses.

Na cidade polo do Centro-Oeste, ele voltou a atribuir a demissão em massa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a “caráter político”. 37 servidores deixaram os cargos alegando “fragilidade técnica e administrativa da atual gestão máxima”.

Ribeiro voltou a dizer que não tem influência para decidir sobre as questões das provas. Afirmou que se trata de um movimento “mais de caráter político do que acadêmico” e que as demissões ocorreram devido a cortes de gratificações. Ressaltou também que são servidores “altamente politizados”.

“Dos 37, os 37 recebem gratificação, os que mais recebem, tem alguns que recebem só de gratificação R$60 mil a R$100 mil por ano, agora eles vêm falar que não foi por causa de dinheiro, eu respeito, mas não acredito”, disparou.

Ele também voltou a dizer que a prova terá a cara do governo no sentido “ético, competente, honesto, sério” e deu o assunto como “superado”.

Ontem, a Defensoria Pública da União (DPU) entrou na Justiça pedindo que o Inep comprove que o exame será realizado em segurança. Ele terá o prazo de 24 horas para responder aos questionamentos do órgão.

 

Demandas municipais

Ribeiro esteve em Divinópolis para se encontrar com lideranças regionais. Acompanhado da equipe técnica do ministério, disse que o objetivo é aproximar dos municípios levando as ferramentas disponíveis.

“São questões de projetos, creches, escolas, quadras, ônibus que eventualmente, o governo federal cede por meio dos nossos imposto para a população brasileira”, declarou.