Palestras, panfletagem, aferição de pressão e glicemia fazem parte da programação; Nefrologia do São João de Deus atende quase 300 pacientes
A Semana Mundial do Rim foi aberta em Divinópolis, neste domingo (10), com uma missa celebrada no Parque de Exposições. A Missa Sertaneja foi presidida pelo Frei Leonardo Lucas Pereira e houve arrecadação de alimentos. A atividades são organizadas pela Associação de Amparo aos Pacientes Renais de Divinópolis (Adostrans).
As atividades serão realizadas ao longo da semana. Na quinta (14) haverá carretada, panfletagem e faixa com a divulgação da campanha com o intuito de conscientização.
No mesmo dia a Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus (CSSJD), em parceria com a Universidade de São João Del-Rey (UFSJ), promovem atividades especiais voltadas à comunidade para marcar a passagem do Dia Mundial do Rim.
A iniciativa está alinhada à campanha da Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) para a data, que terá como tema “Saúde dos Rins para Todos”.
Pela manhã, a partir das 8 horas, profissionais do Complexo de Saúde e a Liga de Nefrologia da UFSJ estarão no estacionamento do hospital para prestarem esclarecimentos sobre prevenção de doenças renais, doação de órgãos, nutrição medições e farão aferição de pressão arterial.
As instituições também preparam um Simpósio com o tema principal da campanha deste ano, que terá início às 13 horas, no auditório da UFSJ Campus Centro Oeste Dona Lindu. Os objetivos destas atividades são de promover a acessibilidade à informação e reduzir o impacto da doença renal.
Confira os temas e palestrantes:
- Epidemiologia da doença renal crônica e assistência na atenção primária da saúde, será ministrada pela Drª. Alba Otoni, Epidemiologista das Doenças Crônicas não Transmissíveis e Profª. Adjunta da UFSJ;
- Prevenção e doença renal, como e quando começar? O tema será exposto pela Drª. Jussara Soares Fontes de Souza, Nefropediatra do CSSJD;
- Doença renal crônica e suas causas será o tema debatido pelo Dr. Eduardo Gomes Mattar, Nefrologista e Diretor Técnico do CSSJD.
As palestras são gratuitas e voltadas à comunidade em geral, aos representantes dos 54 municípios da Macrorregião Ampliada Oeste de Minas, acadêmicos e profissionais de saúde e os participantes terão ainda certificados de participação.
Atualmente, a Unidade de Nefrologia do Complexo de Saúde São João de Deus atende 265 pacientes em hemodiálise e 34 pacientes em diálise peritoneal.
Outras ações
No dia do evento, dia 16 de março, no quarteirão fechado da Rua São Paulo , no Centro de Divinópolis, haverá várias ações como aferição de pressão e glicemia, médicos com informações e prevenção, assistente social com informações, nutricionista com orientação, exposição da máquina de hemodiálise com palestras preventivas, shows e etc.
As 08h do sábado (16) haverá uma caminhada de conscientização saindo da Praça da Catedral passando pela Av. 1º de Junho até o local do evento. O evento também é organizado pela Adortrans com apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
A semana será encerrada com almoço beneficente no Lions Candidés, Bairro Esplanada, a partir das 10h30. A renda será revertida para compra de suplemento alimentar para os pacientes IRC.