Apostar nas crianças como potenciais multiplicadores de informações sobre métodos de prevenção contra o mosquito da dengue, foi o objetivo do Núcleo Municipal de Mobilização Social de Formiga, pertencente à Regional de Saúde de Divinópolis, que realizou ações lúdico-informativas no Abrigo de Menores de Formiga.
As crianças foram divididas em dois grupos, alfabetizadas ou não, de forma a facilitar o desenvolvimento das atividades que consistiam em desenhos para colorir, palavra-cruzadas e labirinto. O material intitulado “Albinho Xô Dengue” foi elaborado com o intuito de entreter e informar sobre a importância da adoção de hábitos preventivos contra a dengue.
“Fizemos atividades recreativas sobre a dengue para os menores que não sabem escrever. Fizemos uma palestra falando sobre o mosquito, principais focos na cidade e sobre as medidas de prevenção.”, explicou a referência em Mobilização Social da Secretaria Municipal de Saúde de Formiga, André Luciano da Paixão.
Após o término das atividades, as crianças receberam o Almanaque “Edi & Gita” e o gibi “Deu A Louca No Mundo da Fantasia”, publicações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais que também objetivam informar o público infanto-juvenil sobre o que é a dengue e formas de prevenção.