
Recursos anunciados para melhorias no bairro Itacolomi não foram aplicados, afirma morador; Eles enfrentam sérios problemas de infraestrutura e segurança.
O psicólogo e nutricionista Kailon Willian Alves tem denunciado as condições precárias do bairro Itacolomi, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. Além disso, ele questiona o destino dos recursos anunciados pela prefeitura para melhorias na região em 2022.
Desde então, ele tem pesquisado sobre os problemas do bairro e conversado com moradores. Durante essa investigação, encontrou uma notícia publicada há cerca de dois anos, que informava a destinação de uma verba para a pavimentação de ruas.
- Prefeitura de Florestal se posiciona após denúncia do MPMG contra o prefeito
- Caminhonete bate e muro do cemitério desabada em Divinópolis
- Trabalhador fica ferido durante descarregamento de container em Nova Serrana
- Sindicância vai investigar mortes de gatos após castração no Castramóvel
- Acom anuncia investimentos no Serviço de Endoscopia e Colonoscopia
“Para minha surpresa, o nome da minha rua estava na lista! No entanto, a grande questão é: por que minha rua não recebeu essas melhorias? Cadê o recurso que deveria ter sido utilizado para esse fim?”, questiona Kailon.
A falta de investimentos é um problema grave. Kailon critica a situação da infraestrutura local, como mato e um “bota-fora” na região do bairro
“Não aceito que moradores continuem vivendo nessas condições! O mato tomou conta da rua e, além disso, um ‘bota-fora’ irregular agrava ainda mais a situação. A vice-prefeita Janete, por exemplo, afirmou que essa área não tem regulamentação.”
Além disso, relata que idosos e pessoas com transtornos mentais convivem diariamente com a falta de iluminação, a ausência de pavimentação, problemas de esgoto e um lixão improvisado pela própria prefeitura.
“Existem idosos e pessoas com problemas de saúde mental convivendo diariamente com falta de iluminação, ausência de pavimentação, problemas de esgoto e um lixão improvisado pela própria prefeitura. Já encontramos cobras e escorpiões por lá” alerta Kailon.
Melhorias no Bairro Itacolomi
Em agosto de 2022, a Prefeitura de Divinópolis anunciou a destinação de recursos para melhorias no bairro, no entanto, o morador afirma que nenhuma obra ocorreu.
Segundo o comunicado da prefeitura, a Secretaria Municipal de Fiscalização de Obras Públicas e Planejamento (Semfop) informou que no dia 12 de setembro de 2022, a abertura dos envelopes do Processo Licitatório nº 255/2022 aconteceria para a execução de obras de drenagem e calçamento de vias em alvenaria poliédrica no bairro.
O valor estimado da obra seria de R$1.185.359,04. A empresa responsável teria quatro meses após a assinatura da Ordem de Serviço para concluir as obras.
A prefeitura detalhou as ruas que receberiam as intervenções. A drenagem pluvial iria acontecer nas ruas Soldado Geraldo Fernandes e Armando Moreira Filho.
Além disso, o município também anunciou um calçamento em quatro ruas, sendo elas as ruas Soldado Geraldo Fernandes, Armando da Fonseca e Silva, Antônio Silva e a rua Armando Moreira Filho.
Porém, Kailon denuncia que até o momento, as melhorias não ocorreram. Diante da situação, moradores exigem providências da prefeitura para garantir condições de dignidade e segurança.
Prefeitura Municipal de Divinópolis
Em nota enviada ao PORTAL GERAIS, a prefeitura informou que as melhorias foram concluídas em 2023, e que foram executados por trecho.
Entres os trechos que receberam melhorias consta a Rua Armando da Fonseca e Silva entre Soldado Geraldo Fernandes e Soldado Joaquim
Além disso, consta a Rua Antônio Silva entre Soldado Geraldo Fernandes e Soldado Joaquim. A Rua Armando Moreira Filho entre Soldado Geraldo e Paulino Rosa.
Por fim, a Rua Soldado Geraldo Fernandes, no trechos entre a Rua Cabo João Amaral e Amador Pedro Caetano.
Além disso, na nota a Prefeitura confirmou que no momento o “bota-fora” esta irregular, mas o processo de regularização está em andamento.
Esse processo visa adequar a situação à legislação vigente, considerando os aspectos legais e administrativos necessários para garantir a conformidade.