Para garantir a saúde da população, a Prefeitura de Bom Despacho retirou de um imóvel no Bairro Palmeiras mais de 20 caminhões de entulhos, sucatas e outros objetos que acumulavam criadouros do Aedes aegypti. A ação ocorreu no ano passado, como mostrado pelo PORTAL. Agora, o dono do imóvel tem até sexta-feira (24) para retirar os objetos do galpão da prefeitura.
“Caso contrário leiloaremos tudo”, afirma o gerente de Epidemiologia, Fernando Júnior.
A Prefeitura continua visitando imóveis da cidade. Só este ano, quase sete mil residências foram vistoriadas. Destas 363 foram notificadas e nove moradores foram multados.
“No final de 2015, o Prefeito Fernando Cabral sancionou lei que autoriza multar os moradores que insistem em criar o mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Com isso, a população passou a ter mais cuidado. O resultado foi tão bom, que em janeiro e fevereiro deste ano tivemos um dos menores índices de notificações de dengue dos últimos 10 anos”, comemora Júnior.
O Liraa de Bom Despacho apontou que 100% dos focos estão dentro das residências. Para combater o mosquito, separe dez minutos por semana e elimine materiais que acumulem água, como caixas d’água, ralinhos, bebedouros de animais, pratinhos de plantas, calhas.