O funcionamento da Casa de Acolhimento foi apresentado hoje (Foto: Samuel do Vale/PMD)

O funcionamento da Centro de Acolhimento foi apresentado hoje (Foto: Samuel do Vale/PMD)

Divinópolis conta a partir de agora com um Centro de Acolhimento da Pessoa em Situação de Rua. O espaço que funciona ao lado do Serviço de Saúde Mental (Sersam) tem 25 vagas, sendo 15 para homens e dez para mulheres. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (28) pelo prefeito Vladimir Azevedo.

 

O Centro de Acolhimento conta com um coordenador, um assistente social, um psicólogo e seis monitores, e abriga pessoas em situação de rua por um período de até seis meses, oferecendo alimentação, convívio social, atividades que promovam a reinserção na família e a superação da condição de vulnerabilidade social.

 

De acordo com a técnica de referência de Proteção Social Básica da Semds, Alessandra Lúcia de Oliveira, estas pessoas são encaminhadas ao espaço após triagem ou abordagem social da equipe da Semds.

 

“A abordagem geralmente acontece após sermos acionados pelo Creas, Cras, poder judiciário ou alguma ONG ou entidade, que nos encaminham ou apontam estes moradores em situação de rua. Uma avaliação da equipe permite verificar se o Centro de Acolhimento da Pessoa de Rua é, de fato, o local mais adequado para cada pessoa, uma vez que muitas delas podem precisar de algum tratamento específico, como, por exemplo, de dependência química”, explicou.

 

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Social, Paulo dos Prazeres, o novo espaço abre possibilidade para outros serviços oferecidos pela Prefeitura.

 

“As pessoas em situação de rua podem ter acesso, por exemplo, à inscrição delas no Bolsa Família, e toda uma reinserção social que nos indica um bom caminho pra essa população”, explicou.

 

Paulo afirma que a meta é criar um estatuto do morador de rua. “Por exemplo, eles não podem destruir o patrimônio público, não podem quebrar o jardim para fazer cama; então, todas essas coisas a gente constrói a partir desse serviço, que busca criar um olhar da cidade para eles. Para isto, a Prefeitura está trabalhando com cuidado, tomando as decisões na hora certa, e conduzindo da melhor forma possível o que precisa ser feito, que muitas vezes é necessário”, complementou.