Com o propósito de unir forças em prol da comunidade, moradores da região Sudoeste e Sudoeste distante de Divinópolis formaram a primeira Rede de Ação Social da cidade. O grupo que já se encontravam periodicamente para discutir problemas da região, mobilizou lideranças comunitárias e agora com mais apoio, realizará ações que envolvam a população em busca de um objetivo comum. O MovCidade abraçou a causa e está junto com os representantes na elaboração e execução das ações.
A convite do grupo precursor do projeto, vários moradores do bairro São José e entorno participaram do encontro e na oportunidade criaram a Rede de Ação Social. A proposta do nome Rede de Ação Social surge uma vez que o grupo não tem vínculo religioso e político-partidário. Ao todo serão 11 bairros que discutirão e desenvolverão ações sobre saúde, educação, segurança, transporte e infraestrutura. O projeto busca envolver lideranças religiosas, escolas, associações comunitárias e o comércio local na mobilização dos moradores da região.
De acordo com a coordenadora, Sônia Melo, a iniciativa partiu do Padre Geraldo Menezes, vigário e Pároco da Igreja Católica São José Operário, que tem por prática tomar conhecimento da realidade em que vive seus fiéis e os moradores da região.
“Nesta reunião contamos com a participação de líderes comunitários, bem como diretorias de escolas, representante dos contadores da região, representante dos comerciantes, etc. Foi colocada a proposta de trabalho em prol de buscar solução às questões ali levantadas, e o grupo de aproximadamente 50 pessoas dispuseram a encarar o desafio”, conta.
Planejamento
Algumas propostas elaboradas pela equipe de coordenação foram aceitas, mas a organização acredita que os projetos e ações precisam ainda ser melhores planejados e contam com a participação de pessoas capacitadas para ajudar. Com o objetivo de planejar melhor as atividades, uma nova reunião com o grupo participante da rede acontecerá dia 12 de maio, assim finalizarão pontos importantes para a realização da primeira ação social. O encontro será aberto a toda população.
A primeira atividade proposta no último encontro foi a realização de um mutirão de limpeza, juntamente com o trabalho de conscientização sobre a disposição, recolhimento e destinação correta do lixo. O objetivo é buscar um ambiente mais limpo e saudável, cuja meta é colaborar com o combate a dengue. A data do mutirão ainda não foi definida e a expectativa é de que seja determinada na próxima reunião do dia 12.