Vacinação foi intensificada (Foto: Divulgação)

Portal Centro-Oeste

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Ses) confirmou, nesta terça-feira (09), a morte de um homem, de 39 anos, por febre amarela em Carmo da Mata. Fabiano Corrêa morreu no dia 03 de janeiro. A análise laboratorial foi realizada pela Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Fabiano Correa morava na área urbana, mas frequentava a comunidade de Forquilha, zona rural da cidade. Ao PORTAL a Assessoria de Comunicação da Prefeitura disse que ações de vacinação serão intensificadas na região e também nos postos de saúde com quatro equipes da Vigilância em Saúde.

Amigos e familiares do homem também serão vacinados. Um levantamento na região do sítio será feito por técnicos da Superintendência Regional de Saúde.

Minas

A Secretaria de Estado de Saúde emitiu alerta para 14 regionais de saúde quanto à necessidade de investigação de rumores de morte de macacos e da intensificação da vacinação nos municípios com coberturas abaixo de 95%. São elas: Belo Horizonte, Barbacena (Região Central), São João Del-Rei (Campo das Vertentes), Alfenas, Varginha, Pouso Alegre, Passos (Sul de Minas), Divinópolis (Centro-Oeste), Juiz de Fora, Ubá, Leopoldina (Zona da Mata), Uberaba, Uberlândia e Ituiutaba (Triângulo Mineiro).

Em Minas, a cobertura saiu de 47% no ano passado para 81%. Apenas cinco das 28 regionais de saúde bateram a meta, de acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela SES – ou seja, 82% têm o desafio da imunização pela frente.

Em todo o Estado há 26 cidades onde os óbitos de primatas estão em investigação e outras 50 em que as causas não foram determinadas por não ter havido coleta de amostras.

Intensificação da vacinação e fechamento de parques estão entre as medidas adotadas para conter o avanço da doença em Minas Gerais. Carmo da Mata foi a primeira cidade da região a ter a doença confirmada este ano no Centro-Oeste.