Campanha foi desenvolvida pela prefeitura e inclui outros personagens ao longo de cinco semanas
A “Morte” saiu às ruas de Formiga, nesta quinta-feira (03), distribuindo máscaras a pedestres e motoristas. A ação integra uma campanha de conscientização desenvolvida pela prefeitura do município para conscientização sobre o uso do equipamento de proteção individual na prevenção contra a Covid-19. Antes, um astronauta já havia ido às ruas e o cristo redentor recebeu uma máscara.
A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano.
“Estávamos vendo algumas rejeições da população com o uso de máscara e não estava respeitando a orientação dos fiscais. A partir desta ação, com animador, com microfone, brincando passamos a ter mais adesão. As pessoas ficam com vergonha e usam”, comenta.
A ideia ganhou mais força após a câmara tornar lei o uso obrigatório de máscaras nas ruas e comércios, porém sem estipular multa para quem descumprir.
Servidores dos Centros de Referência em Assistência Social (Cras) estão envolvidos na ação que se repetirá as terças e quintas-feiras pelas próximas cinco semanas. Eles ajudam na distribuição de panfletos, máscaras e álcool em gel. Eles, junto com fiscais, colaboram com a organização de filas em bancos e lotéricas, por exemplo.
Casos na cidade
Desde o início da pandemia, a cidade registrou 158 confirmações da doença e quatro óbitos. Um surto também ocorreu na penitenciária. Só lá, foram 11 confirmações a partir de testes e outras 29 a partir de diagnóstico clínico. Para o secretário, o aumento do número de casos está atrelado a uma maior testagem da população.
O índice considerado para avaliar a situação no município é o de utilização de respiradores, hoje em 10,6%. Ele coloca Formiga no nível 1 de atenção.