“É lamentável vermos com certa frequência nos noticiários famílias sendo destruídas por esse tipo de ocorrência”
A Polícia Militar demonstrou, nesta quarta-feira (16/10), preocupação com a criminalidade e o número de mortes por acidente de trânsito, situação que está em estado de alerta. O assunto foi abordado na reunião da Associação Comunitária para Assuntos de Segurança Pública de Divinópolis (ACASP).
De acordo com o representante da corporação presente, esses dados alarmantes também têm sido registrados em outras cidades do interior e precisam ser revertidos. Ele ressaltou que a fiscalização, por si só, não resolve o problema. Assim, pediu o apoio da Secretaria de Trânsito para ações de conscientização mais efetivas.
Indicador de mortes por acidente de trânsito
“O Indicador de Morte no Trânsito (IMT) é o que mais preocupa nosso destacamento atualmente. É lamentável vermos com certa frequência nos noticiários famílias sendo destruídas por esse tipo de ocorrência”, pontuou.
Por outro lado, a Polícia Militar apresentou um dado positivo para os moradores de Divinópolis. Nos últimos meses de agosto e setembro, o município registrou a maior redução criminal desde 2011.
- Sargento da PM sofre acidente grave durante perseguição em Nova Serrana
- Suspeito de estelionato e falsificação de documentos é preso em Pompéu
- Livro “Cidades Históricas de Minas Gerais” será lançado em Itapecerica
- Deputada Lohanna é homenageada com a Medalha Aleijadinho
- Feriado da Consciência Negra – Regras para o funcionamento do comércio em Divinópolis
Medidas Educativas
O secretário de Trânsito e Transportes, Lucas, se colocou à disposição para reforçar as campanhas educativas. Ele afirmou que, em 14 anos de atuação na secretaria, a situação crítica do último ano fez com que o Executivo investisse recursos próprios, provenientes de penalidades, para a realização de campanhas de divulgação e conscientização. Explicou que, embora essa medida não seja obrigatória, o Governo sentiu a necessidade.
Conforme o chefe da pasta, para o próximo ano estão previstos R$ 350 mil em investimentos para ações desse tipo. Ele se prontificou a colaborar com a Polícia Militar para, juntos, encontrarem o melhor direcionamento para o serviço e sugeriu a distribuição de materiais em portas de festas e eventos. Explicou também que, embora a população frequentemente solicite a instalação de quebra-molas para conter as ocorrências, essa nem sempre é a melhor solução.
A Associação
A ACASP é uma sociedade civil sem fins lucrativos, criada em 1999, que apoia os órgãos de segurança pública do município de Divinópolis. Todos os seus membros trabalham de forma voluntária e não remunerada, com o objetivo de moldar uma sociedade mais segura. Você também pode se associar à ACASP e contribuir com este projeto por meio do site: www.acasp.org.br. Sua doação e apoio são fundamentais para a continuidade deste trabalho.