Marina Assis
Durante todo o dia desta quarta-feira (20) será realizada a 1ª Mostra Pedagógica sobre a história da África em Divinópolis. Há vários estandes no Poliesportivo da cidade com exposição de artesanato africano, livros, arte, vestuário, além de apresentações culturais com a presença da Caravana do Povão, “Especial Consciência Negra”. O grupo Raíz Negra participa com exposição sobre cabelos crespos.
A mostra conta com a participação de aproximadamente 16 escolas que trabalham a temática História e Cultura Afro-Brasileira dentro da sala de aula, assunto obrigatório no currículo escolar. Diante dessa temática, o Movimento Negro de Divinópolis (Mundi), através do departamento de educação “Educa MUNDI”, com o apoio da Superintendência Regional de Ensino, realiza a 1ª Mostra Pedagógica sobre história da África, cultura africana e afro-brasileira na educação.
O principal objetivo é trocar experiência entre as escolas e saber como a temática tem sido trabalhada nas salas de aula. Vale lembrar que a intenção da lei é contribuir para a superação dos preconceitos e atitudes discriminatórias por meio de práticas pedagógicas de qualidade, que incluam o estudo da influência africana na cultura brasileira.
Catarina do Vale coordenadora de educação do Mundi defende a lei e sua importância para cada criança. “É importante contar essa história para as crianças, mostrar quão bonita é está história para que eles tenham sua identidade fortalecida dentro das escolas”, afirma Catarina.