Será lançado em Carmo do Cajuru no dia 10 de julho o movimento “Pró-Município”. A solenidade acontecerá a partir das 9h, no Auditório Dona Lúcia Guimarães (bairro Tupy). Realizada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Minas Gerais (Federaminas), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), e apoio da Prefeitura, essa iniciativa tem como objetivo alavancar avanços econômicos e sociais no município por meio da integração de suas entidades empresariais, sociedade civil e poder público.
O projeto conta ainda com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial e Industrial de Carmo do Cajuru (ACIACC). Basicamente, o Pró-Município pretende preparar o desenvolvimento econômico sustentável de Carmo do Cajuru para os próximos 10 anos, trazendo mais investimentos para cidade e, consequentemente, aumentando a oferta de vagas no mercado de trabalho.
Atualmente, o projeto é desenvolvido em parceria com 26 municípios mineiros. Ele materializa-se através da criação de um conselho municipal que delibera e propõe pautas a partir das demandas de representatividade, concorrendo para o planejamento do desenvolvimento da cidade a longo prazo. Trata-se de uma iniciativa inspirada em experiências bem-sucedidas realizadas em Medelin, na Colômbia, e Essen, na Alemanha.
Estão incluídas no Pró-Município as cidades de Barão de Cocais, João Monlevade, Belo Oriente, Governador Valadares, Conceição do Mato Dentro, Ouro Preto, São João Del Rei, Além Paraíba, Santa Vitória, Unaí, João Pinheiro, Carmo do Cajuru, Arcos, Piumhi, São Roque de Minas, Muzambinho, Campos Gerais, Elói Mendes, Diamantina, Angelândia, Capelinha, Minas Novas, Turmalina, Janaúba, Porteirinha e Paraopeba (em parceria com a Faemg).