Movimentos sociais levarão para Justiça a criação de um lixão regional em Divinópolis
Foto: Pedro Gianelli

Foi eleita uma Comissão para representar o movimento e nos próximos dias serão colocadas em prática várias medidas definidas durante a reunião.

Mais de 40 pessoas, representando movimentos sociais, ambientalistas e entidades de classe se reuniram na noite da última quinta-feira (5) no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro-Oeste (Sintram). A ONG Fórum Lixo e Cidadania organizou o encontro, em parceria com o Sintram. O objetivo foi discutir a possibilidade de instalação de um lixão regional em Divinópolis, conforme quer a atual administração municipal.

Conforme as informações, no encontro desta quinta-feira foram adotadas algumas medidas práticas que serão implementadas nos próximos dias. Além disso, elegeram uma Comissão para representar o movimento e nos próximos dias, diversas medidas definidas durante a reunião serão colocadas em prática.

Em resumo, o movimento quer um encontro com o Consórcio responsável pela organização das 33 cidades que deverão enviar diariamente o lixo urbano para Divinópolis. A Comissão irá solicitar a reunião oficialmente nos próximos dias.

Além disso, também foi definida a realização de manifestações públicas, além de informar à população dos riscos que a cidade corre, caso a instalação dessa usina de lixo seja concretizada sem que haja estudos de impacto ambiental e compromissos firmados de proteção à população. Uma das medidas mais importantes será a judicialização do caso. A ideia é levar a questão o mais rápido possível para ser discutida no Judiciário. Sendo assim o governo municipal, obrigatoriamente, terá que dar explicações e responder às muitas perguntas que até agora continuam sem respostas.