O diagnóstico foi apresentado na sede da Procuradoria-Geral (Foto: Divulgação)

O diagnóstico foi apresentado na sede da Procuradoria-Geral (Foto: Divulgação)

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde), apresentou o diagnóstico do levantamento realizado no último ano em quatro regiões sanitárias, dentre elas a Macro Oeste que corresponde à Divinópolis e outros 55 municípios. Má gestão e instalações ruins são alguns dos itens detectados.

 

Os integrantes das comissões, entre eles, promotores de Justiça, visitaram, em 2012 e 2013, hospitais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s), Unidades Básicas de Saúde e Centrais de Regulação nos municípios que compõem as macrorregiões sanitárias. Com base nessas visitas e na análise aprofundada da saúde pública dessas cidades, foi feito um diagnóstico de deficiências e de potencialidades de áreas como, atenção básica, urgência e emergência, atenção psicossocial, atenção obstétrica e neonatal e vigilância em saúde.

 

Na macrorregião Oeste, foram constatadas, entre outros problemas, a má gestão e as instalações ruins dos hospitais, a falta de um sistema para regular o fluxo de ocupação de leitos e a sub ou não utilização de materiais de diagnósticos ou tratamento de doenças. Essa macrorregião, formada por 55 municípios, possui 34 hospitais, sendo nove com até 50 leitos, 23 com mais de 50 e menos de 100 leitos e 2 com número acima de 100 leitos.

 

Para o procurador-geral de Justiça de Minas Gerais, Carlos André Mariani Bittencourt, a iniciativa de mediar questões de saúde é uma importante alternativa para que todos os gestores públicos, em parceria com o MPMG, possam discutir e encontrar soluções conjuntas para melhorar a Saúde Pública. “Estamos no caminho certo”, falou Mariani aos representantes de várias instituições presentes na apresentação do diagnóstico e que ajudaram a fazer o levantamento e a buscar soluções de forma mediada.

 

O levantamento se repetiu na Macro Triângulo do Sul (Uberaba), Macro Sudeste (Juiz de Fora) e Macro Leste (Ipatinga e Governador Valadares).