Amanda Quintiliano

 

Dr. Alessandro destacou que a Mediação Sanitária visa construir uma solução para a falta de especialistas  (Foto: Amanda Quintiliano)

Dr. Alessandro destacou que a Mediação Sanitária visa construir uma solução para a falta de especialistas (Foto: Amanda Quintiliano)

Os planos de saúde de Divinópolis e os hospitais particulares têm 30 dias para apresentarem ao Ministério Público (MP) uma solução para falta de médicos plantonistas na cidade. O déficit de profissionais atinge principalmente a pediatria. Quem precisa de atendimento, principalmente nos finais de semana, precisa esperar, mesmo que o convênio cubra o serviço.

 

A apresentação do projeto foi definida em uma reunião entre o promotor Alessandro Garcia e os representantes dos planos e hospitais. A medida faz parte da Mediação Sanitária liderada, em Divinópolis, pela Coordenadoria Regional de Saúde. A intervenção foi uma solução encontrada pela promotoria para chegar a uma alternativa e evitar a desassistência.

 

Entre as ausências de especialistas também foi apontada pelo promotor a ortopedia. Em alguns finais de semana e feriados os conveniados têm dificuldades até mesmo de encontrarem clínico geral.

 

“Na verdade essa mediação sanitária é para tentar, junto com eles, apresentar uma solução. Ter uma escala de plantão definida ou todos os hospitais ter esses profissionais”, cita, acrescentando que quando não são disponibilizados os médicos há uma quebra de contrato.

 

“Se tenho o contrato com a operadora de saúde e nele está implícito que tem a apresentação do serviço médico 24 horas, mas não está tendo isso, final de semana não tem profissional para atender, há um descumprimento”, explica.

 

Um procedimento administrativo tramita no Ministério Público e foi instaurado com base em denúncias de desassistências.

 

Déficit

 

Daqui a 30 dias os planos e hospitais também deverão apresentar em números o déficit de especialistas. Um dos problemas enfrentados pelos os hospitais seria a dificuldade de encontrar profissionais em Divinópolis para contratação.

 

Dentre os planos que participaram da reunião estavam: Saúde Vida, Prontomed, Unimed, Ipsemg, São João de Deus Saúde. Também estiveram presentes representantes dos hospitais Santa Lúcia, Santa Mônica e São Judas Tadeu.