Gás de cozinha puxa a inflação de setembro em Brasília Cruzeiro, Brasília, DF, Brasil 13/10/2015 Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília Com variação de 19,23% no valor do botijão, o gás de cozinha contribuiu diretamente para o aumento da inflação no Distrito Federal em setembro.

 

Venda do produto será limitada; Aumentos abusivos podem levar a interdição do estabelecimento

Portal Centro-Oeste

O Ministério Público emitiu, nesta quarta-feira (30), recomendação para os revendedores da gás GLP, o gás de cozinha, de Divinópolis. Na manhã de hoje um comboio saiu escoltado pela Polícia Militar até Belo Horizonte para o recarregamento. A previsão é que os caminhões cheguem entre hoje e a manhã desta quinta-feira (31).

Pela recomendação, será permitida a venda de apenas um bujão por pessoa física ou jurídica, afim de atender o maior número de consumidores. O limite não se aplica a estabelecimentos de saúde e prisionais.

No documento assinado pelo promotor, Sérgio Gildin ele ainda orienta sobre o valor dos produtos, sendo vedada qualquer tipo de reajuste sem justificativa.

“Recomenda a todos os fornecedores varejistas de GLP que não realizem aumentos abusivos dos seus produtos, sob pena de responderem civil, administrativa e criminalmente, bem como com a interdição cautelar e imediata por parte deste órgão dos estabelecimentos infratores”, consta na recomendação.