O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) realizou o parto de uma gestante de 39 semanas, na tarde desta quinta-feira (14), no Bairro Serigueiras, em Pará de Minas. Nayara Santos, de 28 anos, deu à luz a um menino. O parto ocorreu no banheiro da casa onde ela estava.
Segundo a jovem, as dores iniciaram pela manhã e após fortes contrações, a mãe dela acionou o Samu. A equipe da Unidade de Suporte Básico (USB) tripulada pelo condutor socorrista Alexander Oliveira e a técnica de enfermagem Aline Duarte chegou no momento em que o bebê já estava nascendo.
“Não estava aguentando as dores e contrações. Quando meu filho já estava nascendo o Samu chegou, graças a Deus. Foi tudo muito rápido e o parto aconteceu ali mesmo, no chão do banheiro. Mas, foi tranquilo e eu tive todo amparo e atenção dos socorristas, fiquei muito segura”, contou Nayara.
Após o nascimento da criança a equipe cortou o cordão umbilical, aqueceu o menino com manta e touca, prestou os cuidados à mãe e os levaram em seguida para a maternidade do Hospital Nossa Senhora da Conceição.
“A criança e a mãe estavam perfeitamente bem. Este é o 9º parto da carreira, mas, cada parto é uma emoção impar. Saber que tem uma vidinha nova surgindo a partir de nossas mãos é algo de muito orgulho, além de ser uma responsabilidade muito grande”, destacou o condutor socorrista.
A técnica de enfermagem Aline, também não esconde a emoção e orgulho.
“Foi muito emocionante ajudar uma vida nova florescer. É gratificante, pois, a vida é um milagre de Deus. Estou muito feliz que tudo tenha dado certo”, disse.
Este é o terceiro parto de Nayara. O menino que nasceu com 3,600kg e 46 cm recebeu o nome de Pietro Henrique dos Santos. Mãe e filho passam bem, eles continuam em observação até receberem alta prevista para esta sexta-feira (15).