O vereador Ademir Silva (PSDB) deu detalhes sobre os números relacionados às multas do rotativo digital

As multas com a implantação do Estacionamento Rotativo Digital – o Vaga Azul – aumentaram 2000% em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas. A informação partiu do vereador Ademir Silva (PSDB), em seu discurso na reunião ordinária desta quinta-feira (16/05). Ele deu detalhes sobre os números relacionados às multas do rotativo digital.

Conforme o vereador, a partir do momento que o rotativo digital entrou em funcionamento, a Settrans teria se tornado uma “fábrica de multas”.

Em seu discurso, Ademir detalhou que de janeiro a junho de 2023, antes do Rotativo Digital, a Secretaria Municipal de Trânsito (Settrans) aplicou 111 autuações. Já nos primeiros quatro meses a partir do início da fiscalização do rotativo digital, foram 805 multas.

“Uma secretaria que deveria ser para ajudar os divinopolitanos mediante conscientização do trânsito, hoje, quando vemos o carrinho da Settrans, até escondemos.” disse o vereador.

Conforme os dados divulgados por Ademir Silva, neste ano de 2024 houve a aplicação de 12.106 multas ao todo, incluindo agentes estadual e municipal. Ainda de acordo com vereador, desse total 1.154 apenas referentes ao rotativo digital

“Nos primeiros quatro meses de 2024 foram aplicadas 1.154 multas somente de estacionamento rotativo e ainda nesse ano tivemos 12.106 multas no total”

Prefeitura Municipal de Divinópolis

Em contato com prefeitura de Divinópolis, informou que nos primeiros quatro meses de 2023, de janeiro a abril a SETTRANS, quando ainda não havia o ratativo digital, a pasta aplicou 107 multas.

Nos primeiros quatro meses de 2024, de janeiro a abril, com a implantação do “Vaga Azul”, aplicaram 2.279 multas referentes ao estacionamento rotativo, representando um aumento de mais de 2000%.

Em relação a multas aplicadas pela Settrans além do rotativo, de janeiro a abril 2023 o número chega a 3.223 multas.

No mesmo período de janeiro a abril de 2024 houve 9.057 multas aplicadas, totalizando um aumento de mais de 180%

A reportagem do PORTAL GERAIS questionou a que atribuição a Settrans dava a esse aumento de multas comparando 2023 a 2024, porém não obteve resposta até o fechamento dessa matéria.