Maternidade não tem previsão para voltar a funcionar (Foto: Amanda Quintiliano)

A Prefeitura de Divinópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), precisou contratar hospitais particulares para atender à demanda gerada com a suspensão dos atendimentos da maternidade do Hospital São João de Deus. A partir deste sábado (01), as parturientes que chegarem à unidade serão encaminhadas para algumas das unidades privadas da cidade.

Dentre os hospitais contratados estão o Santa Lúcia e o Santa Mônica, conforme informado via nota pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura. Serão atendidas tanto as parturientes de Divinópolis como a da macrorregião. Mesmo assim, a porta de entrada continua sendo o São João de Deus. Ou seja, a gestante precisa ir até o hospital para depois ser encaminhada para uma das unidades privadas.

“Por este fluxo até a solução em definitivo, entende a Prefeitura Municipal de Divinópolis ter a garantia de manutenção do serviço na rede, permitindo a plena assistência e o cuidado com as parturientes, bem como resguardar os seus direitos e de seus bebês, cidadãos do futuro, de nascerem bem amparados em nossa divina cidade”, consta na nota.

Na mesma nota, a assessoria ainda informou que a Semusa foi notificada, oficialmente, sobre a suspensão do serviço apenas no início da noite desta sexta-feira (31). Entretanto, desde a divulgação da nota do diretor técnico do hospital, Renato Corgozinho, o secretário da pasta, David Maia já estaria articulando alternativas caso a paralisação fosse concretizada.

A assessoria ainda informou que todos os repasses do município ao São João de Deus estão em dia. Um dos motivos que levou à suspensão dos atendimentos foi o atraso no pagamento dos médicos. Essa é a segunda fez que a paralisação ocorre. Em setembro, os profissionais cruzaram os braços por um dia e retornaram após um acordo com a superintendência.

Na época a superintendência alegou que aguardava repasses do Ministério da Saúde – governo federal – para quitar os salários atrasos e restabelecer as contas do hospital.