As propostas de promoção social municipal foram decisivas para Divinópolis se destacar no Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) calculado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA). A cidade tem índices de vulnerabilidades melhores na comparação com a média de Minas Gerais e do Brasil, também é superada outras cidades como Sete Lagoas e Belo Horizonte.
Responsável pelas políticas sociais do município, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semds) oferta uma série de projetos no atendimento a população vulnerável. O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) contribuem para os resultados positivos.
“A Semds se mobiliza e sensibiliza os atores sociais da assistência social no município para cuidarem de forma mais técnica e científica daqueles que necessitam de promoção social. Os serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, conhecidos como núcleos, os Cras o Creas, os abrigos infantis, o atendimento a população de rua estão sendo conduzidos para atender com qualidade e apresentar resultados positivos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Social, Paulo Sérgio dos Prazeres.
O trabalho desenvolvido pela Semds nos últimos anos colocou em destaque o IVS do município. Lançado em setembro do ano passado, o IVS divinopolitano está com 0,179 e é melhor na comparação com Minas Gerais (0,33) e Brasil (0,28). O índice quanto mais próximo de 1 maior a vulnerabilidade. Em Sete Lagoas, município com população semelhante à de Divinópolis, o índice foi de 0,23 e de Belo Horizonte ficou 0,28.
Para o secretário de Desenvolvimento Social a cidade tem grande potencial de superar as vulnerabilidades.
“Os resultados demonstram grande potencial que o município tem em vencer suas vulnerabilidades desde que realize com competência sua política de assistência social, claro, com o apoio de todos os atores políticos sociais”, afirmou.
Projetos
A Secretaria de Desenvolvimento Social através do Creas e o do Cras encaminharam no segundo semestre do ano passado para capacitação e empregos 217 adolescentes de famílias vulneráveis socialmente. Vinte e cinco adolescentes são acompanhados a cada seis meses pelo programa Educação na Medida. Os adolescentes em cumprimento de medida de proteção são reinseridos na sociedade através de um trabalho psicossocial, em parceria com a Justiça Estadual.
São desenvolvidos inúmeros programas de atenção a família favorecendo os jovens divinopolitanos. Os Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, por exemplo, atendem 700 crianças, adolescentes, deficientes e idosos vulneráveis com serviços são referenciados ao Cras. Nos oito espaços espalhados pela cidade são oferecidas atividades voltadas para a arte, música, pintura, dança e esporte.
Diariamente a equipe da Abordagem Social identifica primeiramente quem é morador de Divinópolis e quem não é. Considera-se migrante o indivíduo e família em situação de risco pessoal e social. Para as pessoas são oferecidos acolhimento provisório no atendimento ao migrante com alimentação, higienização, vestuário, transporte rodoviário para a cidade que mantenha vínculo familiar ou encaminhamento para a cidade de origem.
Destaque
Dos 5.565 municípios brasileiros, Divinópolis é a terceira cidade do país no indicador social a atenção ao jovem nas cidades de grande porte, de acordo com o anuário “As Melhores Cidades do Brasil 2015”, publicado pela Revista Istoé em parceria com a consultoria Austin Ratings. Políticas de fortalecimento a juventude envolvendo a família desenvolvida pela Prefeitura de Divinópolis aliadas as propostas direcionadas para o esporte e cultura coloca a Cidade do Divino como uma das melhores do Brasil para a juventude.