Várias exposições são realizadas ao longo do ano (Foto: Juliano Vilela/PMD)
Várias exposições são realizadas ao longo do ano (Foto: Juliano Vilela/PMD)

Várias exposições são realizadas ao longo do ano (Foto: Juliano Vilela/PMD)

A comunidade não permitiu a demolição do histórico sobrado construído no antigo largo da Matriz do Arraial do Espírito Santo do Itapecerica, acampando localmente até que a preservação do patrimônio cultural se garantisse. Apesar de três cômodos terem sido demolidos com o pretexto de urbanizar a Praça Dom Cristiano, próxima à Catedral do Divino Espírito Santo, a parte remanescente do casarão passou a abrigar o histórico Museu de Divinópolis, que foi criado pelo Conselho Municipal do Patrimônio Histórico, Artístico e Paisagístico (COMPHAP) em 31 de maio de 1986 e completa 29 anos neste domingo (31). 

Além de uma reserva técnica e duas salas administrativas, o casarão basicamente tem uma cozinha, um banheiro e três salas de exposição. No primeiro pavimento, o saguão normalmente abriga as exposições itinerantes. O segundo pavimento tem a sala média e a pequena sala de imagem, onde antigos equipamentos de imagem e comunicação estão expostos — o primeiro telefone celular de Divinópolis e a máquina fotográfica. Contudo, os dois andares podem ser usados para a mesma exposição ora interna, como no aniversário da cidade, ora externa, trazida por artistas.

Desde a concepção, o espaço vem sendo usado para perpetuar e contar a história às futuras gerações. O acervo permanente de em torno de mil objetos sobre a história de Divinópolis e da ferrovia é frequentemente exposto com diferentes leituras e foi doado pela comunidade.

“A comunidade é sempre muito solícita para com o museu seja com doação de objetos, seja prestigiando os eventos”, disse o coordenador do Museu Histórico, Welber Sakaull. “Os olhos de crianças e adolescentes brilham quando chegam aqui: tudo parecer ser de outro mundo. Para eles, é realmente, porque não viveram aquilo. A reação de ter o passado no presente é extremamente importante para entender a história.”

A maior movimentação ocorre em épocas do ano como período letivo de abril a setembro, aniversário de Divinópolis e dezembro. O Museu Histórico está aberto para visitação de terça-feira a sexta-feira, entre 8 horas e 17h30, e domingo, entre 9 horas e 13 horas. Escolas devem realizar agendamento prévio pelo telefone (37) 3222 7629.