O sobrado foi restaurado duas vezes (Foto: Arquivo Público)

O sobrado foi restaurado duas vezes (Foto: Arquivo Público)

 

O Museu Histórico de Divinópolis será fechado nesta quinta-feira (04) para pintura. O amarelo das portas e janelas será substituído pelo azul, que era a cor original do prédio tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG).

 

De acordo com o diretor do Museu Histórico, Welber Skaull, a pintura do prédio será feita em parceria com a Prefeitura destinando a mão-de-obra para a execução do serviço.

 

“Desde que entrei na direção do museu tinha como uma das metas a pintura e melhora do prédio sem a necessidade de onerar os cofres do município, contando com amigos do museu e parceiros que voluntariamente nos doaram o material”, afirmou Skaull. Somente as janelas e portas serão pintadas de azul e as paredes continuam brancas.

 

O Museu Histórico ficará fechado para visitação até o dia 18, quando reabrirá com a exposição “Esmeralda Fidélis no Polo Confeccionista de Divinópolis”.

 

História

 

O prédio foi construído em 1830 a pedido do Capitão Domingos Francisco Gontijo. Em 1982, um movimento em defesa da sua preservação sensibilizou os vereadores e embargou, por meio de uma ação judicial, a demolição total do edifício, no entanto não conseguiu evitar a destruição de parte posterior.

 

Sob a supervisão do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (IEPHA/MG), a parte remanescente foi tombada e restaurada em 1985 e depois passou a abrigar o Museu Histórico de Divinópolis. Em 15 de dezembro de 1988, o prédio foi tombado pela lei número 2.456. Em 1995, o velho sobrado foi mais uma vez restaurado.