O número oficial não foi divulgado, mas estima-se que há, em Divinópolis, cerca de 200 vagas de trabalho para deficientes físicos. Os detalhes serão divulgados, nesta sexta-feira (25), durante do Dia D da Inclusão Social. Um mutirão será realizado para cadastrar interessados em entrar no mercado de trabalho.
Além dos cadastros que serão realizados pelo Sine, haverá ao longo de toda a manhã apresentações culturais e também palestras ministradas pelo INSS e pelo Ministério do Trabalho. O evento será na Câmara Municipal no período da manhã e se estenderá durante a tarde no UAI, que fica na Rua Goiás entre a Primeiro de Junho e Getúlio Vargas.
O objetivo é simples: inclusão social.
“Este evento foi idealizado para aumentar as contratações das pessoas com deficiência. As empresas estão cientes das suas obrigações e depende delas cumprir o que a legislação determina. Teremos muitas pessoas prontas para o trabalho”, afirmou o vereador Anderson Saleme, um dos organizadores.
Segundo Saleme, algumas pessoas ainda têm resistência de entrarem no mercado de trabalho. Isso porque, elas temem a perda do benefício social caso não se habituem à atividade. Entretanto, desde 2011 este risco foi descartado. Ao começar a trabalhar com a carteira assinada o benefício é apenas suspenso. Em caso de perda do emprego ou fim da atividade remunerada, a ajuda do INSS é reativada.
Essa e outras questões serão esclarecidas no Dia D. Qualquer pessoa poderá participar do evento. Quem tiver interesse em se candidatar a uma das vagas de emprego deverá levar RG, CPF e, no caso de beneficiário reabilitado, o certificado emitido pelo INSS. As vagas disponíveis serão divulgadas no local do evento.