O Centro Municipal de Apoio à Saúde (Cemas), conhecido como Laboratório Municipal, participará mais uma vez do mutirão “Direito a ter pai”, promovido pela Defensoria Pública de Minas Gerais.
No dia 26 de setembro, a partir das 8h, profissionais desta unidade se deslocarão até a sede da Defensoria Pública para a realização dos exames de DNA com amostras de sangue coletadas em mãe, pai e filho (a). A previsão é de 50 testes serem realizados.
O objetivo do projeto é provocar o reconhecimento da paternidade, seja de forma espontânea ou através por meio do teste de DNA, e restabelecer os laços afetivos entre pais e filhos.
O material coletado pela equipe será encaminhado para o Núcleo de Ações e Pesquisa em Apoio Diagnóstico (Nupad), órgão complementar da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e cadastrado em 2001 pelo Ministério da Saúde como Serviço de Referência em Triagem Neonatal do Estado.
Além da realização gratuita de exames de DNA, a ação prevê o reconhecimento extrajudicial de paternidade, com lavratura de certidão de nascimento imediata; acordos relacionados a alimentos, guardas e visitas e agendamento para propositura de ações de investigação de paternidade.
Esta é a segunda vez que Divinópolis integra a mobilização em comemoração ao mês das crianças, com o apoio do Tribunal de Justiça de Minas Gerais. A Defensoria Pública de Divinópolis fica na Av. Coronel Júlio Ribeiro Gontijo 339, Esplanada. Outras informações pelo telefone (37) 3221-0330.